Comtur discute calendário de eventos para Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniram na quinta-feira, dia 13, no edifício da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), para definir as futuras ações que beneficiarão o turismo em Barra Mansa. A pauta teve como principal assunto a construção de um calendário de eventos, com a criação de festivais temáticos, envolvendo cultura e gastronomia. Outras questões abordadas foram o Festival Internacional de Música, o roteiro turístico municipal e a inserção de Barra Mansa no Mapa do Turismo Brasileiro.

Participaram do encontro representantes da prefeitura, da Câmara de Vereadores, da Associação Comercial, Industrial, Agro-Pastoril e Prestadora de Serviços (Aciap), da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, do Sindicato do Comércio Varejista, do Sindicato Rural, do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Serviço de Aprendizagem Comercial (Senac), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e do Centro Universitário Barra Mansa (UBM).

Durante o encontro ficou definido a formação de grupos de trabalho para criar estratégias e ações para a implantação de eventos temáticos, principalmente aquele que envolvam datas festivas, como dia dos pais, dia das crianças e natal, além dos domingos temáticos. A ideia é ir além da captação de visitantes e turistas, mas também ofertar entretenimento para a população.

O encontro propôs a formação de grupos de trabalho para criar estratégias e ações para eventos temáticos

Esse calendário pretende atender todos os distritos, respeitando suas culturas e particularidades. Outro local lembrado pelo conselho e que também receberá ações é o Mercado Municipal.O Comtur também fará o estudo de um roteiro turístico, que será construído através de visitação e análise.

Mas o trabalho do Comtur vai além de ações focadas nesses eventos. O conselho busca integrar Barra Mansa no Mapa do Turismo Brasileiro. Segundo o Ministério do Turismo, o mapa é uma ferramenta que define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério. É um instrumento de ordenamento e auxilia tanto o Governo Federal, quanto os Estados no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo.

A gerente de Turismo, Bhella Santos, informou que o setor é um importante aliado na economia e da sociedade geral, promove a inclusão social, gera oportunidade de emprego e renda. “Vamos organizar roteiros turísticos a ser visitado pelo Comtur, e colocar em discussão as prioridades e, consequentemente, planejar e executar o projeto para desenvolvimento do setor. Queremos melhorar o turismo em toda a cidade, distrito a distrito. Mas não adianta falar de turismo se não conhecermos o nosso município. O nosso trabalho é identificar os problemas para solucioná-los. Nós vamos por em ação práticas que atraiam o turista”, explicou.

O Conselho Municipal de Turismo é composto por membros da sociedade civil e governamental, entre poder público, entidades e sociedade. É o Comtur que traça estratégias para fomentar o turismo em Barra Mansa. Além disso, só é permitido participar do Mapa do Turismo Brasileiro os municípios que estiverem com os conselhos ativos e possuam Instancias de Governança Regional.

Barra Mansa faz parte da Instância de Governança CitVale, junto com os municípios de Rio Claro, Volta Redonda, Pinheiral, Piraí, Barra do Piraí, Rio das Flores, Valença, Engenheiro Paulo de Frontin, Paty do Alferes, Mendes, Paracambi, Vassouras,  Paraíba do Sul e Miguel Pereira.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !