O delegado Antonio Furtado (União Brasil), candidato a prefeito de Barra do Piraí, e Cezinha do Mercado (PL), candidato a vice, firmaram um novo compromisso com a população barrense. Furtado afirmou que, caso assuma a prefeitura no próximo ano, pretende congelar a cobrança do IPTU na cidade. Essa proposta foi motivada por diversas reclamações de moradores sobre o aumento excessivo do imposto, implementado pela atual administração, que contratou um drone para sobrevoar a cidade e fiscalizar as residências, aplicando taxas extras para imóveis considerados irregulares.
“Hoje existem mais de 20 mil pessoas na dívida ativa, sendo processadas pela prefeitura pela cobrança muitas vezes abusiva do IPTU. O grande problema é que um enorme número dessas pessoas já parcelou a dívida e outras não devem nada, e, mesmo assim, são vítimas de bloqueios judiciais de suas contas e ficam sem dinheiro até mesmo para pagar despesas básicas, como alimentação e medicamentos. Chega! Nós não podemos aceitar que o nosso povo seja explorado da forma como está sendo hoje”, destacou o candidato.
Segundo Furtado, uma das primeiras medidas que irá tomar será o levantamento de todos os processos relacionados ao IPTU, visando corrigir injustiças e acabar com cobranças arbitrárias do imposto. O candidato afirmou que, de imediato, decretará o congelamento da cobrança do IPTU até que todas as informações necessárias sejam obtidas, visando agir de forma transparente e honesta com a população. Ele ressaltou que atualmente não existe segurança jurídica na cobrança do IPTU, e qualquer pessoa pode ser a próxima vítima. “Nós não vamos manter a cultura de exploração de um povo que já sofre há anos com privação de serviços públicos essenciais, saúde precária, falta de trabalho e agora tem sido prejudicado financeiramente por uma iniciativa arbitrária da atual administração. Vamos governar Barra do Piraí para melhorar a vida dos barrenses!” complementou.
Furtado, reafirmou ainda que a participação da população será fundamental em seu governo, pois só assim é possível construir uma gestão mais eficiente e inclusiva. Já seu candidato a vice pontuou a importância de estar em cada bairro e distrito para ouvir as necessidades da população barrense. “É ouvindo com atenção as dores e anseios do nosso povo que decidimos a melhor forma de agir. Vamos reavaliar essas cobranças e pedir ao Juiz o cancelamento dos bloqueios indevidos nas contas bancárias dos contribuintes. A falta de transparência na atual gestão pública será banida no nosso governo”, contou.
“Enquanto isso, vamos decretar o congelamento do IPTU. Não queremos que um povo que já sofre com a falta de serviços públicos tenha seu salário, pensão ou aposentadoria retidas injustamente. Basta de exploração do povo barrense! Temos coragem para lutar contra o sistema e vamos para cima na defesa de quem precisar!”, finalizou Furtado.