>
bnr am aniv barra mansa 970x150

Compositor Rhandal Oliveira se apresenta em Paraty no próximo dia 15

Por Franciele Aleixo
a voz da cidade

PARATY

O projeto de circulação SUÍTE DE PARATY, além de reconhecer a obra musical de Rhandal Oliveira, vai apresentar as músicas desse álbum nos shows em três cidades da Costa Verde fluminense: Mambucaba, Mangaratiba e Paraty. Para o músico, essa é uma oportunidade de divulgar os artistas da cidade. “A gente sempre recepciona músicos, precisamos mostrar os artistas que vivem em Paraty!” explica Rhandal.

Nesse trabalho musical, criado em 2013, Rhandal Oliveira gravou composições autorais onde percorre um caminho longo e profundo pela paisagem de Paraty, cidade onde vive há mais de 30 anos, passeando por conjuntos de músicas com caráter de “canção”. O repertorio reúne encontros, histórias, emoções e vivências do compositor na cidade patrimônio mundial, que serviram de pano de fundo para a criação dessa “paisagem sonora” de rara sensibilidade.

O trabalho musical de Rhandal Oliveira expõem essa “paisagem sonora” com timbres da natureza que tramam e retratam sua vivência na cidade e no sertão de Paraty. Numa competição de alturas que é a própria expressão da vida na mata, os temas musicais se insinuam como a melodia de uma ave distante, enquanto crepitam as folhas e as ramas percussivas de cordas e ritmos do dia e da noite.

O baixista Rhandal Oliveira, em sua brilhante trajetória, participou de várias edições do Bourbon Jazz Festival, acompanha o cantor e poeta Luis Perequê (para quem produziu e gravou um CD) e a Orquestra Popular de Paraty. Sua longa carreira musical proporcionou participações com grandes nomes da MPB, entre eles as saudosas Elizeth Cardoso e Miúcha, Raul de Souza, Bocatto, Marco Pereira, Duda Neves, Tetê Espíndola, Renato Teixeira, Paulo Moura e Adylson Godoy. Rhandal Oliveira tem uma premiada carreira como produtor, compositor de trilhas e canções.

Rhandal Oliveira estará acompanhado de alguns dos mais experientes músicos radicados em Paraty! Nessa turnê, quem o acompanha são Jerome Charlemagne, Carol D’Avila, Lucas Dutra, Henrique Rosseto e Jonathan Andreoli. Eles acompanham mas apresentam-se também de forma individual, dando mais camadas aos ritmos brasileiros presentes na modinha, no samba e até na ciranda de Paraty.

Mais sobre os músicos

Jerome Charlemagne – Nascido em Paris e criado em Toulouse, França, Jérôme Charlemagne mostrou interesse por música com 6 anos de idade. Estudou violoncelo, piano, violão, harmonia clássica, antes de optar finalmente pelo saxofone tenor.
 Começou participando de bandas estudantis na França e se enveredou pelo caminho do bebop, estudando com grandes especialistas dessa vertente do jazz em Estrasburgo, onde viveu.  Apaixonado pela cultura popular brasileira, aprendeu rapidamente a língua Portuguesa, quando residiu em Coimbra, Portugal, e, em 1998, chegou ao Brasil, onde grandes professores ensinaram o “Toque Brasileiro”. No início do século 21 muda-se para Xangai, China, e em 2011, volta para ao Brasil para morar na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. É integrante e co-arranjador da banda do cantor e compositor Luis Perequê, criador do Instituto Silo Cultural, e com quem vem se apresentando por todo o Brasil e realizou o álbum Luis Perequê ao Vivo, lançado em 2012.

Em Paraty, Jerome vem atuando na cena local, se apresentando com freqüência pela região, junto com outros artistas como o violonista e compositor Rhandal Oliveira, com quem gravou e dirigiu o projeto Suíte de Paraty. Realizou enfim várias apresentações pela cidade com convidados especiais tal como o flautista PC Castilho em agosto de 2014 e o pianista Antonio Barker em Maio de 2015. Em 2022, Jerome participou com seu quarteto do Bourbon Jazz Festival de Paraty (Palco Santa Rita).

Com o quinteto André Juarez & Le Petit Comitê se apresentou na Europa em 2014, e gravou três CDs, “Pirata” (2005), “Ao Vivo no CCSP”(2010), e “Vintage” (2015). Em 2015, fundou a Orquestra Popular em Paraty com o trombonista Matias Capovilla e o flautista Rogério Custodio, para qual realiza arranjos e direção, e participou em vários festivais (Chorando Sem Parar em São Carlos, Bourbon Jazz Festival, Festivais do Sesc etc.). Em 2022, Jerome ganhou e realizou o edital Cultura Presente nas Redes da Secec Rio, com uma apresentação on-line.

Carol d’Avila –  A flautista, saxofonista e arranjadora, é integrante do Itibere Zwarg & Grupo desde 2007. Em 2012 gravou Identidade, 4° disco de Itibere Zwarg e Grupo pela Companhia dos Técnicos, disco com o qual fez a turnê européia no ano seguinte (2013). Ainda com Itibere gravou em 2014 o DVD ao vivo “Na Tela da Imaginacão”, espetáculo que viajou o nordeste do Brasil e o Uruguai.

Como flautista foi premiada com o 1° lugar no II Festival de Música Instrumental de Guarulhos, e na 3a edição desse Festival, os prêmios de melhor arranjo e o quarto lugar geral. É também vencedora do Concurso Concertos Didáticos do Museu Villa- Lobos.

Gravou inúmeros CDs, entre eles o “Deixo-me Acontecer” de Gabi Buarque, “Furiosa e Camerata” pela Acari Records, dirigida pelos músicos Maurício Carrilho e Luciana Rabello.” João Rabello” do compositor João Rabello pela gravadora Biscoito Fino e “Chamada” de Valéria Lobão.

Como arranjadora, participou de importantes projetos como o Espetáculo Musical “Onomatopéia Não é Palavrão” co-produzido por Hermínio Belo de Carvalho; e do projeto Viva o Zé Pereira interpretado pela Orquestra Popular Céu na Terra apresentado no CCBB. Além disso, arranjos escritos para os recentes discos “Tudo é Choro” de Ronaldinho do Cavaquinho e “Entre Nós” do mestre cavaquinista Siqueira.

Participou de inúmeros shows ao lado de músicos renomados como Hermeto Pascoal, Yamandu Costa, Paulo Sérgio Santos, Carlos Malta e intérpretes como Elza Soares e Nando Reis. Desde 2014, vem desenvolvendo um amplo trabalho pedagógico na Casa da Cultura de Paraty, em aulas de Pratica de Conjunto, Flauta, Repertorio Brasileiro e Canto Coral.

Henrique Rossetto – Nascido em São Paulo, SP, Henrique começa seu interesse por estudar música aos 15 anos de idade. Aos 17 começou a tocar profissionalmente em bares e eventos. Aos dezenove ingressa no Conservatório de Tatui onde se forma em 2015. De lá pra cá participou tocando em discos e festivais.

Jonathan Andreoli – Músico uruguaio, baterista e percussionista, mora no Brasil desde 2004, participou no seu país de origem de vários grupos, de Rock, Blues, Pop, Folk e Música popular uruguaia. Gravou e participou de trabalhos com os músicos da terra Luis Perequê, Moreno Overá, Ciranda Elétrica, Realidade Negra, Randhal de Oliveira, dentre outros.Tocou em shows com Ivan Vilela, Sá e Guarabira, Chico César e Tita Parra (neta de Violeta Parra) com quem também gravou. Desde 2010 integra o lendário grupo Tarancón.

Lucas Dutra – o mais jovem da turma, iniciou seus estudos musicais no ano de 2015, na Casa da Cultura de Paraty onde teve como professores Carol D’Avila ,Mathias Capovilla dentre outros. Participou de oficinas e workshops com Itiberê Swarg, Fabio Leal e Paulo Almeida. Frequentou o Conservatório de Tatuí, SP, onde fez aulas de guitarra mpb e jazz com Fábio Gouveia e GE tok.

 

Serviço
Turnê de lançamento da Suíte de Paraty, de Rhandal Oliveira

07 de Outubro, sexta-feira, às 20h30, às 20h30, no Centro Cultural Cary Cavalcanti, R. Fagundes Varela, 146 – Mangaratiba

15 de Outubro, sábado, 20h, Casa da Cultura de Paraty, R. Dona Geralda, 194 – Centro Histórico, Paraty

Gratuito

 

 

Mais informações
Thereza Dantas – Comunicadora Assessoria de Imprensa
fone/whatsapp: (24) 999896075

e-mail: [email protected]

Centralizar Anúncio

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos