Como se prevenir contra vírus que circulam pelo mundo

0

BARRA MANSA

Coronavirus, Ebola, H1N1, ou até mesmo uma gripe comum. Doenças distintas, sendo ocasionadas, inclusive, por diferentes organismos.

A transmissão dessas patologias pode ocorrer de forma direta, ou seja, de pessoa para pessoa por meio de gotículas de saliva que ficam no ar após a tosse, espirro ou mesmo fala. Também pode ocorrer de forma indireta, quando uma pessoa toca em uma superfície contaminada e coloca posteriormente a mão na boca, nariz ou olhos.

De acordo com o médico clínico geral, Wevelin Matos, é possível adotar medidas para diminuir o risco de contrair tais doenças, entre outras. “É importante salientar que evitar os resfriados e gripes é bastante complicado, pois existem vários vírus, e estes, em algum momento, entrarão em contato com nosso corpo. Entretanto, cuidar bem da saúde, evitar situações que facilitem a infecção e possuir atitudes que melhorem o funcionamento do sistema imunológico são essenciais. É por isso que devemos sempre nos alimentar bem e praticar exercícios físicos, práticas essas que auxiliam o sistema imune”, cita.

Sobre o atual Coronavírus ele destaca que ainda não há casos confirmados por aqui, está preocupada, ainda mais com as proximidades do carnaval. “Ele é transmitido por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Até por isso, a principal forma de prevenção é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais. Ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado”, destaca.

PREVENÇÃO

Lavar sempre as mãos com água e sabão; ou, ainda, álcool 70%;

Utilizar lenço descartável para limpar o nariz;

Cobrir sempre o nariz ao tossir e espirrar (nunca com as mãos);

Não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa;

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e garrafas;

Manter ambientes bem ventilados;

Evitar locais fechados e com muitas pessoas;

Evitar contato com pessoas doentes;

Manter-se sempre hidratado e bem alimentado;

Evitar situações de estresse;

Exercitar-se bem.

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !