Como manter o foco nos estudos em casa

0

BARRA MANSA

Conseguir manter uma rotina de estudos em casa pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas, ainda mais quando as aulas são online. Sempre há a possibilidade de chegar uma notificação de amigos chamando você para um evento ou uma atualização daquela série que adora e assim acaba se tornando um desafio e tanto.

Todos esses fatores podem ser desanimadores e as coisas ao seu redor começam a incomodar você e tirar toda sua atenção, mas, para evitar isso, existem algumas técnicas que podem ajudá-lo a não se prejudicar com os estudos.

Tenha um local fixo para estudo

Ficar pulando da cama para o sofá e depois para cama novamente é um dos fatores que mais atrapalham a manter uma boa rotina de estudos em casa.

Com isso, o primeiro passo importante é sempre estudar em um mesmo local, seja na mesa da sala, seja na escrivaninha do quarto, isso ajudará a criar um hábito e seu cérebro irá acostumar e sempre entender que, naquele momento, é hora de estudar.

Mantenha seu material organizado

Antes de sentar para estudar, busque deixar seus materiais organizados de modo que tudo esteja de fácil alcance. Isso ajudará a não perder o foco e obrigá-lo a parar para procurar uma apostila ou livro. Além disso, irá aliviar o estresse de nunca saber onde estão suas coisas e não perderá tempo procurando.

Ter o hábito de manter uma organização fará com que acelere seu aprendizado e evite a procrastinação. Essa história de ir deixando para depois nunca dá certo. Quando vai ver, já perdeu tempo e não produziu nada.

Livre-se das distrações

Sem dúvida, o maior desafio de quem estuda em casa são as distrações que possuem ao seu redor. Afinal, esse é o seu local de descanso normalmente. O fato de ter acesso facilmente a Wi-Fi liberado, computador, televisão, celular e outros aparelhos eletrônicos, tudo facilita a dispersão.

Por isso, é fundamental que busque estudar em um ambiente o mais longe possível desses aparelhos, mesmo que seja difícil. Todos sabemos que os smartphones são os mais difíceis de se livrar, ainda mais nos dias de hoje que são muito úteis também nos estudos. Então, quando for parar para estudar, desative as notificações das redes sociais, isso ajudará a não perder o foco.

Invista no método Pomodoro

Essa é uma técnica de concentração que consiste em ter um tempo de estudo e um de descanso. Como o método Pomodoro, por exemplo, você estuda 25 minutos e tira 5 minutos para descansar. E, ao final da quarta marcação, é permitido uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos, para reiniciar o processo.

De acordo com os estudos, essa técnica baseia-se no conceito de que os fluxos de trabalho, quando divididos em blocos, podem melhorar a agilidade do cérebro e assim estimula e aumenta o foco.

Seguindo essas dicas, você conseguirá otimizar mais o seu tempo e não perderá tempo com outras coisas. Em momentos em que o estudo em casa é necessário, ter uma boa concentração e evitar ao máximo distrações é fundamental para manter as matérias em dia e não se prejudicar lá na frente.

 

error: Conteúdo protegido !