PARATY/PORTUGAL
O prefeito Luciano Vidal e comitiva de Paraty estiveram recentemente em agendas na cidade de Lisboa, em Portugal. Uma delas foi a Cúpula Mundial dos Oceanos (World Ocean Summit), cujo tema debatido foi: “Virar a Maré para uma Economia Oceânica Sustentável”. O objetivo foi reunir autoridades, acadêmicos, sociedade civil, empresas, ativistas para promover discussões a realização de uma economia oceânica sustentável.
Vidal palestrou no evento, onde falou sobre políticas públicas de Paraty que fomentam a economia azul na região, como o saneamento básico, criação das fazendas marinhas, pescas artesanais, entre outras ações que têm sido referência no estado do Rio de Janeiro. Além das palestras, houve a oportunidade de troca de experiências entre os participantes e conversas diretas com autoridades e empresas interessadas em investir no município de Paraty.
Visitas técnicas foram realizadas. Uma delas foi no Porto de Lisboa, o primeiro comercial português. Eles estiveram também na prefeitura, visitaram empresas que desenvolvem ações voltadas para a economia no mar.
Na comitiva estavam, além do prefeito, o vice-prefeito Izaques Merendas, o secretário de Pesca, Saulo Vidal, o secretário de Planejamento, Vinicius Azevedo, e o diretor do Departamento de Água e Esgoto Luis Paulo da Silva, no planejamento de ações da prefeitura, tendo foco na sustentabilidade e inovação.
OUTRAS AGENDAS
A comitiva ainda teve outra agenda onde visitou a Prefeitura de Ílhavo, onde os membros foram recebidos pelo prefeito João Campolargo e sua equipe. Eles debateram para avançar no Acordo de Amizade entre as duas cidades de Paraty e Ílhavo feita em 2000, por meio de projetos financiados por programas europeus de cooperação nas áreas de cultura, gastronomia e turismo.
Paraty também marcou presença no lançamento do livro Economia do Mar, Brasil e Portugal, que fala sobre as práticas que envolvem a economia azul nesses dois países. O evento foi realizado no Centro de Lisboa.