Comitê Municipal de Volta às Aulas de Barra Mansa se reúne para debater estratégias educacionais

0

BARRA MANSA

O Comitê Municipal de Volta às Aulas Presenciais de Barra Mansa se reuniu nesta quinta-feira, dia 8, no Centro de Educação Infantil Amora (Ceia), no bairro Vila Nova, a fim de debater pautas importantes para o segmento educacional do município no próximo semestre. Dentre os assuntos abordados, foi discutido o retorno das creches e a possibilidade da vacinação para estagiários da educação e para adolescentes abaixo de 18 anos.

O colegiado, criado em outubro de 2020, é composto por representantes de escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino, cursos livres e superiores, sindicatos e conselhos, secretarias de Saúde e Educação.  As entidades representam a educação nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Todas as ações do Comitê têm sido acompanhadas pelo Ministério Público.

No primeiro momento, foi pautado a continuidade do plano de imunização, visando a necessidade de vacinar estagiários da educação, em especial aqueles que trabalham com crianças que possuem deficiências físicas, transtornos e/ou síndromes, como também imunizar monitores de transporte escolar que acompanham as crianças no caminho até a unidade de ensino. Além disso, apresentaram a demanda de priorizar a vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos que apresentam comorbidades, assim que for liberado para essa faixa etária.

Outro assunto abordado foi o funcionamento das creches privadas. O intuito do comitê é manter o mesmo número de alunos já matriculados atualmente na instituição, porém, ampliar o horário de funcionamento e voltar ao regime integral.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Morgana Vieira, falou sobre o que foi decidido no encontro. “São várias entidades que estão juntas desde outubro, planejando o retorno das aulas. Agora, que já voltaram e estão há um semestre funcionando, estamos monitorando. Sempre que tem novas pautas a gente se reúne para debater os melhores caminhos para a educação”.

Ao final, foi decidido que as escolas que oferecem creche receberão um comunicado para a ampliação do horário a partir do próximo semestre. Além disso, estipularam que o comitê vai realizar visitas nas escolas de educação infantil, para garantir que as demandas de segurança estão sendo cumpridas, principalmente aquelas que optarem por adotar o horário integral.

A diretora do Hospital da Mulher e gerente da Urgência e Emergência do município, Fernanda Chiesse, falou sobre a parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação. “Debatemos hoje diversos assuntos de extrema importância para o município. Como representante da Saúde, fico feliz em dizer que terminamos esse período letivo de forma gratificante. Os alunos e profissionais estavam em segurança a cada dia”.

Tuyane Amora, diretora do Centro de Educação Infantil Amora, destacou a importância das reuniões do comitê. “É muito importante os nossos encontros, porque em cada um a gente consegue evoluir juntos como grupo e como pessoas sérias, diante da pandemia. Fiquei muito feliz de ter sido aqui na escola e também de saber que nós vamos avançar mais um pouco. Desde quando nós abrimos as escolas mediante ao protocolo, as coisas vêm dando certo”, concluiu.

Deixe um Comentário