O Comitê Médio Paraíba do Sul de Volta Redonda esteve presente no XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB). O evento, que aconteceu entre os dias 20 a 24 deste mês, em Florianópolis⁄SC, teve como tema “O Futuro da Água: o desafio dos Comitês na terceira década da política nacional de recursos hídricos”.
Experiências, aprendizados, construção de políticas públicas para os recursos hídricos, novos projetos e cooperação. Esses foram alguns dos legados do evento.
O encontro reuniu centenas de pessoas entre usuários, sociedade civil, poder público, ambientalistas, ONGs, comitês de bacia das cinco regiões do país, agências de bacias, imprensa e outros interessados.
Durante os cinco dias, representantes do Comitê participaram das 25 atividades do evento entre oficinas, cases e palestras, em torno das temáticas relativas à gestão, transparência, inovação e, desafios e oportunidades. Além disso, o Comitê Médio Paraíba do Sul foi um dos temas da Oficina do ProfÁGUA, um programa de pós-graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, que tem como objetivo proporcionar a formação continuada dos profissionais que atuam em órgãos gestores de recursos hídricos. Vera Lúcia Teixeira (ONG O Nosso Vale! A Nossa Vida.), Secretária do Comitê, apresentou seus estudos no evento.
Outro destaque foi o estande do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, cujo o coordenador geral é o presidente do Comité Médio Paraíba do Sul, José Arimathéa Oliveira.
VÁRIOS COMITÊS
Durante o evento, reuniões, articulações e mobilizações foram realizadas com os membros de vários comitês fluminenses, visando a melhoria do sistema hídrico estadual. Arimathéa avaliou o evento e a participação do Comitê: ”reafirmamos a necessidade de integração dos comitês de todo Brasil para conhecer a realidade e experiência de outros estados, e levar a vivência e os exemplos do Comitê Médio Paraíba do Sul, colaborando para a construção de propostas e projetos, e ainda apresentando dois trabalhos científicos, um sobre a Oficina Raio X do esgotamento, e outro de educação ambiental. Esse conjunto de ações foi positivo e saímos enriquecidos dessa participação”, comentou.
O coordenador falou também sobre o Fórum Fluminense de Comitês de Bacias: “aproveitamos como um momento de fortalecimento e posicionamento do estado do RJ para os debates do Fórum Nacional, para termos definidos nossa posição relativa à várias pautas em votação e aos encaminhamentos”, explicou Arimathéa.
O próximo ENCOB, a 21ª edição, já tem data marcada. O evento será entre os dias 21 e 25 de outubro de 2019, em Foz do Iguaçu-PR. Para o ano de 2020, na 22ª edição, foi escolhido como estado sede o Tocantins, no norte do país.