VASSOURAS
A partir desta quarta-feira, dia 30, até sábado (03/12), o Comitê Guandu-RJ estará representado no 10º Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (Ecob), em Vassouras, no Centro-Sul Fluminense. O evento é realizado pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, que este ano foca o tema ‘Rios em Nossas Vidas: O Desafio de Regular – A mobilização, comunicação e educação para regulação das águas’.
Após dois anos sem a realização do Ecob presencialmente, representantes dos Colegiados estarão reunidos no Centro de Convenções General Sombra. Haverá ainda transmissão simultânea pelo canal do Fórum Fluminense no YouTube, abrindo a participação do público com perguntas e comentários através do chat do canal.
Uma solenidade de abertura marcará o início da extensa programação que pode ser conferida no link https://www.even3.com.br/x_ecob_rj/. Nesta edição, o encontro mesa de debates, minicursos, visitas técnicas, apresentação de trabalhos técnicos-científicos e realização da Assembleia Geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacia Hidrográficas.
A diretora-geral do Comitê Guandu e engenheira ambiental especialista em recursos hídricos da Cedae, Mayná Coutinho, estará representando o Colegiado na solenidade e também na mesa-redonda sobre ‘Investimentos dos Comitês em Saneamento’, que acontece na quinta-feira (01), das 13h às 15h30.
Já o coordenador do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA) do Comitê Guandu, Mauro Pereira, que também é biólogo e diretor-executivo da ONG Defensores do Planeta, contribuirá para as ‘Rodas de diálogos’. Uma delas, já nesta quarta-feira (30), tratará sobre o tema: “os percursos da educação ambiental nos Comitês de Bacias Hidrográficas do RJ’. O bate-papo será das 08h às 18h, na Universidade de Vassouras.
Segundo os organizadores, o Ecob visa estimular o diálogo e reflexão entre todos os participantes do evento sobre a gestão das águas, servindo também como espaço para divulgação de programas, projetos e planos de ações em andamento.
Durante o evento, o Comitê Guandu também participará da Assembleia Geral e da mesa de encerramento na sexta-feira (02). Na ocasião, será eleita a nova presidência do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas.