Comissão presidida por Jari cobra transparência e eficiência da Agenersa

Em média, agência demora 85 dias para responder ofícios da Comissão de Saneamento Ambiental

Por Roze Martins
e40044aa f065 46f5 945e 0de2ea44c2d5

ESTADO DO RIO

Uma reunião extraordinária  foi realizada nesta terça-feira, dia 20, pela Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pelo deputado estadual Jari Oliveira (PSB). O objetivo foi tratar de pendência da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) com relação a demandas encaminhadas pela comissão. A reunião aconteceu na sede do Parlamento Fluminense.

Durante a audiência, foi apresentada uma lista de ofícios encaminhados pela Comissão de Saneamento Ambiental com diversos problemas na execução do serviço de saneamento que não tiveram resolução.

“Nosso intuito foi cobrar transparência e eficiência para atender o direito universal de acesso ao saneamento. Quando fazemos cobranças é para atender a população, que hoje sofre em muitos locais do nosso estado com falta de abastecimento de água e coleta de esgoto. As demandas que apresentamos vão de suspeita de cobrança indevida a possível contaminação de lençol freático”, disse o deputado.

Segundo dados da comissão, a agência reguladora demora cerca de 85 dias para atender as demandas apresentadas pelos deputados.

“Oitenta e cinco dias sem solução, em média, é muito tempo. A Comissão de Saneamento Ambiental está cobrando uma melhora no serviço das concessionárias no estado. Queremos manter o diálogo com a Agenersa, mas se necessário vamos ao Ministério Público para fazer essa denúncia. O que a comissão quer é que as demandas da população tenham resolução”, pontuou Jari.

O presidente da Agenersa, Rafael Carvalho, disse que o órgão irá rever seus processos internos para dar mais dinâmica às respostas e visando o atendimento das demandas.

“Vamos rever todos os ofícios com clareza, para poder solucionar as demandas apresentadas. Nosso objetivo é responder todas as demandas. De forma alguma a gente quer reter informações. Sempre que essa Comissão precisar, estaremos à disposição”, destacou o presidente da agência reguladora.

Além do presidente da Agenersa, participaram do encontro outros representantes da agência: Michele Lopes de Farias Leite, ouvidora; Alexandre Marcelo Guedes Pereira, Gerente da Câmara de Política Econômica e Tarifária; e Marcus Vinícius Barbosa, Procurador-Geral.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos