Comissão de Saneamento da Alerj proporá TAC ao MPRJ para fiscalização de contratos de concessionárias

Por Carol Macedo

ESTADO

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) será proposto ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) pela Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj para que a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico (Agenersa) fiscalize o cumprimento dos contratos das concessionárias de água e esgoto. A ação foi debatida hoje, 12, pela comissão durante audiência pública voltada para debater problemas das concessionárias Águas do Rio, Iguá Saneamento e Rio+ Saneamento. Moradores de diversas regiões do estado, sindicatos e estudiosos do tema foram também ouvidos.

O presidente da comissão é o deputado Jari Oliveira (PSB). Ele destacou que é necessário que a Agenersa cumpra seu papel como agente fiscalizador e faça a revisão de contratos. “Nós vamos acionar o Ministério Público para propor um TAC e cobrar da agência reguladora do setor que ela realmente cumpra o seu dever como fiscal do contrato. Não vamos parar até que a população tenha um serviço digno e de qualidade”, disse.

Dentre os principais problemas relatados está o desabastecimento de água e o aumento no valor da conta. Os presentes reivindicaram a implementação da tarifa social e a reformulação do modelo de cobrança tarifária. Muitos apontaram que antes das concessões, não havia problemas de desabastecimento. “Quando o serviço era administrado pela Cedae, nós não tínhamos problemas de abastecimento de água. Hoje, falta água em diversos bairros do Rio e nas comunidades. Nesse último verão, a água não chegou”, contou Jaques Oliveira, morador de Paciência, na Zona Oeste da cidade do Rio.

O Procon do Estado registrou o aumento de reclamações referentes a prestação desses serviços, especialmente a partir de novembro de 2022. A informação foi da coordenadora de atendimento, Soraia Panella.  “O maior número de reclamações é da empresa Águas do Rio, e a principal demanda do consumidor refere-se à revisão da conta. Nas demais companhias também houve um aumento nos pedidos de revisão de conta por consumidores que não entendem o cálculo”, explicou Panella. A Águas do Rio é a empresa que arrematou os maiores blocos na concessão da Cedae, englobando 26 municípios fluminenses e 124 bairros cariocas.

O presidente da concessionária, Alexandre Bianchini, disse que entende as reclamações, apesar de já ter realizado melhorias nas regiões atendidas. “A solução é investir mais em tecnologia, em obras e treinamento de pessoal. Desde novembro de 2021, implementamos R$ 1,2 bilhão de investimentos e 250 mil pessoas foram beneficiadas. A população vinha tendo um serviço muito precário e nós herdamos uma situação muito complicada. Mas estamos cumprindo o contrato e avançando”, comentou.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos