SUL FLUMINENSE/ESTADO
Nesta quarta-feira, 12, o deputado estadual Jari Oliveira (PSB) foi reeleito por mais dois anos presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
“Assim como afirmei lá em 2023 quando assumi a presidência da Comissão de Saneamento Ambiental, vou seguir trabalhando por melhor saneamento básico, qualidade da água, tratamento do esgoto e pela preservação de mares, lagos e rios”, afirmou Jari, que destacou que dará continuidade às ações iniciadas nos primeiros anos do mandato.
O deputado ingressou com uma ação Tribunal de Justiça do Rio para barrar o reajuste de até 14% na tarifa de água e esgoto no estado do Rio a partir de janeiro. “A luta por abastecimento de água potável e a preço justo para toda a população é prioridade. Assim como a criação da CPI da poluição e a preservação da Bacia do Rio Paraíba do Sul, importante manancial de águas para abastecimento público do nosso estado”, falou Jari, que fez duas emendas impositivas ao Orçamento do Estado, voltadas para a compra do equipamento de monitoramento da água e aquisição de equipamento para monitoramento da qualidade do ar, ambos a serem instalados no município de Volta Redonda.
Neste ano, um dos temas a serem debatidos pela Comissão de Saneamento Ambiental será a possibilidade, anunciada pelo Governo do Estado, de realizar uma abertura de capital da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro). “Esse é um tema que precisamos debater com toda a sociedade de uma forma ampla. A Cedae deu lucro de mais de R$ 1 bilhão no ano passado e não vemos motivos para o Estado abrir mão desse ativo. Precisamos discutir esse tema de forma ampla”, completou o deputado.
Jari foi reconduzido ainda como membro da Comissão de Educação da Alerj.