Comissão de Educação do Legislativo vai criar grupo para a implantação de protocolo de Segurança nas Escolas de Resende

Por Cyntia Freitas

RESENDE

Após os recentes ataques aos estabelecimentos de ensino no país, a Câmara Municipal realizou na manhã desta quarta-feira, dia 26, um encontro com entidades de segurança pública e diretores de escolas da rede municipal e particular de ensino para criar um protocolo preventivo de segurança nas unidades escolares. A presidente da Comissão de Educação, vereadora Soraia Balieiro (PSD) e o presidente da Câmara Municipal, vereador Sandro Ritton (União Brasil) definiram a criação de um grupo para elaborar um Protocolo Municipal de Seguranças nas Escolas. A reunião contou com a participação do comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel, Marcelo Brasil, o delegado titular da 89ª Delegacia de Polícia, Michel Floroschk, representantes da Guarda Municipal, a presidente da 18ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Andréia Valente, o diretor Regional Administrativo Sul Fluminense da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Vitor Ricardo de Azevedo Fonseca e diretores de escolas municipais, estaduais e privadas. No encontro, que aconteceu no Plenário ex-vereador Alceu Vilela Paiva Júnior, na sede do Legislativo, na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico da cidade,

Durante o encontro o tenente-coronel, Marcelo Brasil, fez uma breve apresentação do “Manual sobre Protocolos de Segurança nas Escolas”, que tem como um dos autores o capitão militar, Jorge Luiz Portella Júnior, e foi recém-criado pela Polícia Militar. O protocolo será distribuído aos profissionais das unidades de ensino. “O protocolo é gratuito e apresenta orientações para toda a comunidade escolar de como agir em caso de um uma ameaça na unidade de ensino. Através dele será possível entender como os problemas se iniciam e como agir em todos os casos. Uma das principais diretrizes do protocolo diz respeito sobre o monitoramento de ações entre alunos, principalmente em possíveis casos de bullying e cyberbullying”, disse o comandante. Brasil ainda informou que no município a Polícia Militar disponibiliza a Patrulha Escolar para fazer o monitoramento nas unidades de ensino. “Felizmente não temos dados de violência nas escolas em Resende, temos um grupo com as escolas, ronda escolar com viatura exclusiva, mas sempre à disposição para atender todos os chamados. Além disso, nosso gabinete está sempre aberto, pois é fundamental apoiar nossos educadores. A nossa ideia é fortalecer ainda mais as visitas as escolas, falando mais sobre o trabalho da Polícia Militar”, explicou o tenente-coronel.

Delegado Michel apresentou algumas ações de segurança que as unidades de ensino podem tomar como base-Cyntia Freitas

O delegado Michel Floroschk apresentou algumas ações de segurança que as unidades de ensino podem tomar como base, um vídeo produzido pelo FBI (unidade de polícia da Justiça dos Estados Unidos). “Apresentamos aos educadores o protocolo de segurança utilizado pelo FBI há mais de 30 anos para gerenciamento de ataques e crises nas escolas. Ele vai ser adaptado e incluído no planejamento que será participado com os profissionais de educação de Resende”, informou Michel. Outro dado divulgado por Floroschk é que desde 2002 até o momento ocorreram 22 ataques em unidades de ensino no país. “Houve um aumento significativo de agosto para cá. A média era de um ataque a cada dois anos. No entanto, de agosto até agra foram registrados nove casos”, complementou.

Michel também anunciou que já está elaborando a primeira versão do Protocolo de Segurança nas Escolas com as especificidades de Resende “O município de Resende solicitou aos agentes de Segurança que verificasse as fragilidades das escolas e que elaborasse um protocolo de segurança para dar maior tranquilidade aos professores e diretores diante desta onda de ataques ou de pânico que vem se alastrando pela sociedade. A partir de uma iniciativa dos vereadores Soraia e Sandro iniciamos a elaboração deste protocolo. Temos que fazer um serviço de base nas escolas, olhando com mais cuidado as questões de bullying, ensinando a importância de se respeitar as diferenças. Ao final do protocolo, a ideia é fazer um treinamento com todos os envolvidos”, explica o delegado, informando que este protocolo está em fase bem adiantado. “Primeiramente será feito um protocolo dos órgãos de segurança e posteriormente será participado aos diretores e profissionais de educação”, contou.

CRIAÇÃO DO PROTOCOLO DE SEGURANÇA

A presidente da Comissão de Educação, vereadora Soraia Balieiro (PSD) disse que classificou a primeira com os diretores das escolas muito produtiva. “Tivemos um primeiro encontro muito positivo, com representantes de diversas escolas, e com apresentações muito importantes feitas pelas Polícias Civil e Militar, que estão alinhados, escrevendo um protocolo. Agora, vamos contribuir com mais dados e com a realidade da nossa cidade, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e as escolas públicas e privadas”, destacou Soraia. Ela ainda informou que foi criado após o encontro foi criado um grupo de estudos representantes das escolas municipais, estaduais e particulares para ajudar na elaboração do protocolo de segurança.

O vereador Sandro Ritton, afirmou que o Legislativo contribuirá para que o Protocolo de Segurança nas Escolas de Resende tenha todas as informações possíveis para que as forças de segurança trabalhem de forma efetiva. “Vamos apresentar um projeto de Lei para que o Município envie todas as plantas arquitetônicas das unidades de ensino para as Polícias Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal, para que saibam exatamente como agir em casos de emergência. A nossa preocupação é com os alunos e as crianças nas escolas”, explicou Ritton.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos