Comissão de Defesa da DPU-VR anuncia conquista fruto da luta popular

0

VOLTA REDONDA

A Comissão de Defesa da Defensoria Pública da União (DPU) de Volta Redonda, criada em julho deste ano, diante das ameaças de fechamento das DPU’s nos interiores do Brasil, participou recentemente de um encontro com o Defensor Público Federal, Claudio Santos. A audiência teve como finalidade compartilhar informações das cartas e abaixo-assinados com mais de duas mil assinaturas enviadas às autoridades e instituições nacional sobre a Medida Provisória da DPU, que precisava da aprovação dos deputados e senadores, antes que ela ‘caducasse’.

Para o Defensor, que é coordenador da DPU em Volta Redonda, o movimento ganhou um folego a mais por uns dez anos. “A MP 888\2019 foi aprovada pelas casas legislativas no dia 15 de outubro”, informou  Claudio Santos ao apresentar o comunicado da Defensoria Geral da União. Nele, o registro da aprovação e referência às mobilizações populares e políticas. “Agradecemos o apoio de todas as entidades listadas neste processo e solicitamos a DPU-VR na manutenção dessas relações”, completou.

INFORMES DE ALGUMAS RESPOSTAS

O secretário da comissão, Edir Antônio, também deu informes de algumas respostas de e-mails recebidos. “Vamos dar o retorno à sociedade desta vitória. Manter a vigilância e dar foco ao urgente debate e aprovação do PL 7922\2014, assim garantir a estruturação e carreira de apoio a DPU nos interiores”, ressaltou Edir Antônio. Na sequência, as outras pessoas presentes na reunião, como representantes do Projeto ‘A DPU vai onde o povo pobre está’, assistidos da DPU, Movimento Pela Ética na Política (MEP), Cooperativas de Catadores, Fórum Justiça, Defensores da Paz e outros, ficaram animadas com a boa notícia.

Os convidados também debateram outras demandas da Defensoria, como a situação das estruturas dos conjuntos do “Minha Casa, Minha Vida”, a luta dos grupos de catadores quilombolas, pescadores, povos indígenas entre outras necessidades dos empobrecidos da região.

CONVITE PARA AUDIÊNCIA DO DIA 13 DE DEZEMBRO

Agradecido pela mobilização dos movimentos, o Defensor Claudio Santos  convidou a todos para participar da audiência de prestação de conta da instituição, que vai acontecer no dia 13 de dezembro deste ano, na Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus Aterrado.

Vale lembrar que a notícia sobre o possível fechamento da DPU em várias idades, como em Volta Redonda, surgiu em julho do abo passado. Desde então, várias ações contra o fechamento da DPU –VR foram realizadas.

 

 

 

error: Conteúdo protegido !