Comércio de Barra Mansa terá horário estendido em dezembro

0

BARRA MANSA

Um novo decreto municipal deve ser editado nos próximos dias pela Prefeitura de Barra Mansa determinando a ampliação do horário de funcionamento do comércio no mês de dezembro, favorecendo as vendas de Natal e tentando evitar aglomeração nas lojas. Na terça-feira, dia 24, representantes dos setores de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Procuradoria e Ordem Pública da prefeitura se reuniram no gabinete do prefeito Rodrigo Drable, com os membros das entidades comerciais como a Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa (Codec-BM) para definir as estratégias no fortalecimento ao combate à Covid-19 no período de Natal.

A reunião contou com a participação da gerente de Vigilância em Saúde do município, Juliana Machado Ferreira, da coordenadora do Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19 e da UPA Centro, Gabriela Laviola Meireles, da gerente de Turismo, Bhella Santos, dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Jair Gomes, e de Ordem Pública, William Pereira, do Procurador Geral do município, César Catapreta, dos presidentes da Aciap, Bruno Paciello, do Codec, Arivaldo Corrêa Mattos, do Sicomércio, Hugo Tavares Nascimento, e o vice-presidente da CDL, José Paulo Nogueira.

A reunião abordou temas como o expediente no comércio e a volta do rotativo – Paulo Dimas/PMBM

Entre as ações apresentadas estão a ampliação do horário de funcionamento das lojas e estabelecimentos afins e fiscalização redobrada para o cumprimento dos decretos vigentes, como uso de máscara, distanciamento social e fornecimento de álcool gel 70º na entrada dos comércios. Nos próximos dias um novo decreto será publicado, regulando as atividades até as 21 horas, no período entre os dias 7 e 24 de dezembro. Uma nova campanha de conscientização sobre a importância da manutenção das medidas de proteção também será lançada.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jair Gomes, frisou que a iniciativa contará com o reforço na conscientização dos lojistas e consumidores. “Temos observado que alguns estabelecimentos estão relaxando na medida de prevenção. A pandemia não acabou, o vírus está em circulação. Por isto, vamos desenvolver esta campanha em parceria com as entidades, visando fomentar a economia do município, mas mantendo o foco na preservação das vidas. O comércio será um ponto de apoio à conscientização das implicações causadas pelo novo coronavírus”, destacou.

TESTAGEM EM MASSA

Na mesma reunião que tratou sobre o funcionamento do comércio o governo municipal também discutiu com as entidades comerciais e da área de saúde novas medidas contra o avanço da pandemia em Barra Mansa. Questões foram tratadas, como a ocupação dos leitos hospitalares, os atendimentos de saúde e a testagem em massa da população para a Covid-19.

Na oportunidade, a gerente de Vigilância em Saúde, Juliana Machado Ferreira, explicou que 21 Unidades Básicas já dispõem de testes rápidos para atendimento aos cidadãos. “Vamos levar estes testes para todas as unidades e retomar as ações de testagem em massa. Hoje, Barra Mansa mantém estabilizado o número de internações e tratamento da Covid-19. Mas ainda é importante que as pessoas que fazem parte do grupo de risco permaneçam em suas casas”, alertou. Já a coordenadora do Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19 e da UPA Centro, Gabriela Laviola, orientou que as pessoas procurem o tratamento inicialmente na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. “Pessoas com sintomas gripais devem procurar as unidades de saúde do bairro. Este é o caminho mais prático e rápido”.

ROTATIVO

Ainda durante a reunião foi tratado sobre a volta do Estacionamento Rotativo como forma de regular o uso das vagas no centro comercial de Barra Mansa. O secretário de Ordem Pública, William Pereira, informou que o Rotativo retorna nesta quarta-feira, dia 25. Durante toda a semana, os agentes que operam o sistema atuarão na orientação dos motoristas.

A cobrança do Rotativo efetivamente só começa na terça-feira, dia 2 de dezembro, no valor de R$ 2 a hora. Ao estacionar, o motorista precisará fazer a retirada do tíquete com o monitor do local e guardar o comprovante dentro do veículo, em lugar visível. O período máximo de permanência na vaga é de duas horas. Se ultrapassar o limite de tempo, o motorista deve procurar o monitor para revalidar o bilhete.

error: Conteúdo protegido !