BARRA MANSA
Tem início nesta quinta-feira, dia 3, a Semana Brasil, ação de mobilização no comércio com a proposta de aquecer as vendas e retomar a economia de forma segura e responsável em todo o país. Nos moldes da tradicional Black Friday, lançada nos Estados Unidos, a Semana Brasil foi criada para estimular os negócios em setembro, um mês historicamente considerado de baixas vendas em diversos segmentos de mercado. Além disso, a campanha alia o espírito patriótico da semana em que se comemora a Independência do Brasil (dia 7 de setembro) com incentivos para a população.
A Semana Brasil é uma iniciativa da Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações, coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), com o apoio e incentivo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e adesão das Câmaras de Dirigentes Lojistas de todo o país. De forma geral, a campanha incentiva descontos de até 70%, adotado conforme critério de cada lojista. “Estamos trabalhando junto com as associações comerciais, os clubes de dirigentes lojistas de todo o país que estão comprometidos em patrocinar um grande evento com promoções, preços, prazos. Nosso objetivo é retomar as atividades que foram bastante danificadas pela pandemia”, disse o presidente do IDV, Marcelo Silva.
Em Barra Mansa, diversas lojas prometem oferecer promoções e descontos em produtos e serviços até o próximo dia 13. A ação tem a adesão da Câmara de Dirigente Lojista do município, que incentiva seus associados a engajarem na campanha e incrementarem suas vendas. São diversas empresas de diferentes segmentos como calçados, vestuários, óticas, joalherias, entre tantos outros, participando da Semana Brasil, uma oportunidade para todos, lojistas e consumidores. Neste ano, o movimento tem uma missão ainda maior que, além de incentivar os consumidores a prestigiar o comércio e usufruir de promoções e descontos, visa recuperar parte das vendas perdidas pelo varejo no período de restrições por conta da pandemia de Covid-19.
O consumidor terá uma hora a mais para as compras, o comércio de Barra Mansa funciona em novo horário desde o dia 31 de agosto. As lojas do Centro funcionam das 10 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 9 às 14 horas. Já os grandes magazines funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, e aos sábados, das 9 às 14 horas, seguindo o decreto municipal de flexibilização no comércio, com validade de dez dias.
É obrigatório o uso da máscara facial por clientes e colaboradores; as lojas devem disponibilizar álcool em gel na entrada do estabelecimento e clientes devem manter distância de outras pessoas no interior das lojas.
O presidente da CDL Barra Mansa, Leonardo dos Santos, acrescenta que outro intuito da Semana Brasil é levar ao consumidor a mensagem alusiva à importância desta data para o comércio e, assim, promover melhores condições de venda. “Estamos com uma expectativa muito boa para aquecer o comércio nesses 10 dias de campanha e, assim, promover a retomada da economia e a segurança dos empregos”, explica Leonardo, destacando a sugestão de que os lojistas organizem promoções diferenciadas com valores atrativos e que as divulguem através de vitrines, cartazes e redes sociais. “Tudo é válido neste momento para aquecer o comércio e fazer a vida continuar”, informa.
RETOMADA PELO EMPREGO
Para uma nova realidade trazida pela pandemia do novo coronavírus, neste ano, o mote da Semana Brasil também será celebrar a retomada responsável e segura do comércio e, consequentemente, da economia e dos empregos, demonstrando que, apesar do otimismo, o momento também exige responsabilidade por parte de todos. “Estamos mobilizando todo o comércio barra-mansense a buscar as melhores estratégias de vendas, porém de maneira consciente e responsável. O uso de máscaras continua sendo obrigatório para vendedores e consumidores, o distanciamento social ainda é recomendado, fora a higiene adequada das mãos, que é muito importante”, acrescenta Leonardo dos Santos.
A Semana do Brasil vem, em 2020, com o ensejo para que todos os setores do mercado se unam para a conversão e movimentação da economia, trazendo como pilares deste ano a colaboração, o otimismo e a oportunidade. É o que também acredita o presidente da CNDL, José César da Costa. “O Sistema CNDL, presente em todos os estados por meio das mais de 2 mil entidades e mais de um milhão de pontos de vendas, estará de corpo e alma na Semana Brasil, para que possamos estimular o consumo e as vendas de forma consciente e segura”, finaliza.
AUMENTO NAS VENDAS
Na primeira edição da Semana Brasil, em 2019, as vendas on-line durante o período cresceram 41% em relação ao mesmo período de 2018, segundo a Ebit/Nielsen. As vendas no varejo também registraram crescimento nominal de 11,3%, de acordo com levantamento feito pela Cielo. Mais de 14 mil empresas participaram.
A expectativa do governo federal é que o evento de 2020 traga resultados ainda melhores para a economia. “Pretendemos que o comércio retome suas atividades a partir de setembro para que a gente tenha um quadrimestre, de setembro a dezembro, melhor. Já percebo uma retomada e ela vem com a confiança dos consumidores de que, gradualmente, a gente vai conseguindo normalizar a situação. Precisamos retomar as atividades para aumentar o consumo, consequentemente a produção, o emprego, a renda, impostos”, disse Marcelo Silva.
Para participar da campanha e também verificar quais empresas/lojas fazem parte da Semana Brasil basta consultar o site www.gov.br/semanabrasil.