BARRA MANSA
Visando fomentar as vendas e a economia do município a prefeitura e entidades representativas do comércio discutem a possibilidade de as lojas funcionarem em expediente ampliado no mês de dezembro. Nesta quarta-feira, dia 18, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, Jair Gomes, se reuniu com os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Leonardo dos Santos, da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap), Bruno Paciello, e do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio), Hugo Tavares.
A reunião tratou da análise das possibilidades de funcionamento do comércio em horário ampliado, como medida de apoio ao setor devido à aproximação das festas de fim de ano, quando as vendas aumentam significativamente. “Ao contrário de anos anteriores, as ações realizadas em 2020 estão sendo completamente diferenciadas em função da pandemia da Covid-19. Todo o comércio está funcionando com regras determinadas por decretos da prefeitura com recomendações do Ministério Público. Assim sendo, qualquer proposta neste sentido precisa do aval do órgão”, esclareceu Jair Gomes.
Durante o encontro foi acertado que as entidades vão elaborar uma programação com as sugestões de horários e encaminhar para a Procuradoria Geral do Município, que posteriormente se reunirá com integrantes do Ministério Público a fim de buscar a solução mais segura e viável para a questão.
Leonardo Santos, Bruno Paciello e Hugo Tavares disseram que a intenção é buscar estratégias que possibilitem o aumento das vendas e consequente fomento à economia, sem causar aglomerações. “Solicitamos que se estude um horário prolongado, até mesmo para que não se gere aglomerações, pois com maior flexibilidade de horário, menor o número de pessoas concentradas em um único horário. Aproveitamos a reunião para solicitar o retorno do estacionamento rotativo, devido ao aumento no número de pessoas vindo para o Centro comercial e maior demanda de vagas”, ressaltaram. A expectativa é de que a proposta seja avaliada nos próximos dias e já implementada na primeira semana de dezembro.
NATAL DE LUZ E MAGIA
Atualmente, vigora na cidade o expediente das 9 às 19 horas para todo o comércio, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, as lojas funcionam entre 9 e 14 horas. E além do expediente ampliado, CDL, Aciap e Sicomércio também discutem com o apoio do governo municipal a criação do Natal de Luz e Magia.
A ideia é enfeitar o centro comercial da cidade, como forma de preparar o local para o período festivo, visto também que a pandemia instalada no começo deste ano afetou diretamente as vendas do setor varejista. “Vamos transformar essa ação com um misto de sentimento, resgatando a essência do Natal, com a chegada do presépio, a árvore iluminada e demais surpresas”, disse o vice-presidente comercial da Aciap, Matheus da Silva. A cidade terá vias e pontos estratégicos ornamentados para o Natal, contribuindo para o clima favorável às vendas.
Entre elas a Avenida Joaquim Leite e a Praça da Matriz e a Praça da Liberdade, que deve receber uma caixa de presente 3D com piscas, no tamanho de 4,5 metros de largura por 4 metros de altura, além de uma árvore de Natal luminosa com 9 metros de altura. Um presépio será montado na Matriz que contará com muitas luzes também. E por fim, um pórtico dará as boas-vindas às famílias em Barra Mansa.