Começa nesta quinta-feira o 36º Torneio Leiteiro da Amizade em Resende

0

RESENDE

Começa nesta quinta-feira, dia 16 e segue até o próximo domingo, dia 20, a 39ª edição do Torneio Leiteiro da Amizade, considerado um dos mais importantes e tradicionais eventos ligados ao setor agropecuário na região. O evento, que acontece no Parque de Exposições Francisco Fortes Filho, no bairro Morada da Colina, conta com o apoio da secretaria de Desenvolvimento Rural do município e da EMATER-Rio. Além da esgota e premiação dos animais, o evento contará com provas de hipismo, tambor e baliza; gincana; brincadeiras infantis e música ao vivo.

Segundo os organizadores, o torneio tem o objetivo de promover uma confraternização entre os produtores rurais da região e resgatar aquela que já foi uma das mais importantes atividades econômicas do município. “O torneio permitirá que pecuaristas possam confraternizar e trocar de experiências. A importância desses produtores e dos animais de alto padrão genético no município é muito grande, por isso o intercambio criado entre eles através do torneio também é extremamente valioso”, destaca o secretário de Desenvolvimento Rural do município, Vinicius Cibien.

Ao todo, o evento deverá reunir cerca de 140 animais, sendo 20 bovinos, que participarão do torneio, e 120 equinos para as provas de hipismo, tambor e baliza, que acontecem no sábado, a partir das 9 horas. E aproveitando o clima sertanejo, mais tarde, às 20 horas, a dupla Zé Vithor e Cuiabá se apresenta no Parque de Exposições.

PARTICIPAÇÃO

Para participar do torneio, os proprietários deverão apresentar os seguintes documentos dos animais: Guia de Trânsito Animal (GTA); atestado negativo de Brucelose e Tuberculose; além do atestado de vacina contra Febre Aftosa. Para cavalos, deverá ser apresentado o Exame de Anemia Infecciosa, Mormo e GTA.

Os animais participantes serão divididos em três categorias: vacas (puras/girolando); novilhas com até quatro dentes (puras/girolando); e até 30 quilos (vacas e novilhas, independente da raça). Segundo os organizadores do evento, animais de outras raças não poderão participar do torneio. Uma comissão formada por três integrantes ficará responsável pelo julgamento e definição dos animais nas devidas categorias.

ORDENHAS

Conforme as regras do Torneio, os animais concorrentes deverão dar entrada no Parque de Exposições até às 18 horas desta quinta-feira, dia 16. Neste dia, às 23 horas, será feita a pré-esgota dos participantes. Já nos dois dias seguintes, os animais serão ordenhados em três horários: às 7 horas, 15 horas e 23 horas, sendo a primeira do dia 17 a ordenha de esgota. A última ordenha acontece no domingo, dia 19, às 8 horas. Vence o torneio o animal com maior produção, somadas todas as ordenhas. A premiação dos produtores, com troféus, será realizada domingo, a partir das 10 horas.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !