Começa nesta quarta-feira mais uma edição do tradicional Torneio Leiteiro da 51ª Exapicor

Por Cyntia Freitas

RESENDE

Começa nesta quarta-feira o tradicional Torneiro Leiteiro da 51ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor 2018). Considerada uma das mais tradicionais competições agropecuárias do município, o Torneio vai reunir pecuaristas da região. O concurso, que vai reunir vacas e novilhas das raças girolando ou puras (holandesas), promete mobilizar os produtores locais e se estenderá até o último dia da Exapicor, domingo, dia 30. A Exapicor acontece no Parque de Exposições Francisco Fortes Filho, no bairro Morada da Colina e tem entrada franca.

Nesta edição, o torneio contará com a participação de pecuaristas de Itatiaia, Porto Real, Cruzeiro e Resende, além de alguns produtores do Estado de Minas Gerais. Conforme as regras do torneio, o proprietário da grande campeã na categoria “vaca” receberá, além de troféu, a quantia de R$ 3.500. Já na categoria “novilha”, o prêmio será um troféu e R$ 2.000.

De acordo com os organizadores do torneio, que tem por objetivo fomentar esta prática, que é bastante tradicional no meio rural, além de valorizar o trabalho dos produtores, as ordenhas serão realizadas três vezes por dia, sempre às 7, 15 e 23 horas.

No total, 22 animais participarão da competição este ano. O número é considerado ideal para que as vacas e novilhas possam ficar adequadamente instaladas no local. “As vacas e novilhas que participam de torneios como este, precisam de cuidados especiais, que vão desde a alimentação oferecida até o local onde os animais ficarão, para que não haja nenhum transtorno à sua saúde. Para isso, estamos recebendo total apoio por parte da Comissão Organizadora da Exapicor, e também do prefeito, que é um incentivador da produção rural e reconhece a importância dessa atividade para fomentar o setor”, disse Amélia Nogueira Cotrim, um das coordenadoras do evento.

Segundo o médico veterinário Francisco Guimarães Diniz, que também participa da coordenação, antes do início do torneio, todos os animais inscritos na competição passam por uma pré-esgota, que será realizada já no galpão da Área de Exposições. “Esta medida é necessária para colocarmos todos os animais no mesmo nível de competição. Já no dia seguinte, quinta-feira, 27, as ordenhas que serão contabilizadas para o torneio serão feitas nos períodos da manhã, tarde e noite, sempre às 7 horas, 15 horas e 23 horas. A última etapa do torneio acontece no domingo, dia 30, às 11 horas, quando os proprietários dos animais que obtiverem os melhores desempenhos serão premiados”, explica Francisco.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos