VOLTA REDONDA
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Volta Redonda (COMDIM-VR) inicia um novo e importante ciclo com a abertura do processo de chamamento público para a eleição de sua nova composição. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a participação social e ampliar o diálogo entre o poder público e as organizações da sociedade civil que atuam na defesa e promoção das políticas públicas para as mulheres no município.
O chamamento é direcionado às organizações sociais, coletivos, associações e entidades legalmente constituídas em Volta Redonda que desenvolvem ações voltadas à garantia de direitos, enfrentamento às violências, promoção da igualdade de gênero, autonomia econômica, saúde, educação e demais áreas relacionadas às políticas para mulheres.
Processo Eleitoral aberto
A nova eleição do COMDIM representa um momento estratégico para a consolidação do controle social e para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres, assegurando representatividade, diversidade e compromisso com a construção de uma cidade mais justa e igualitária. Segundo a presidente do COMDIM/VR, Katia Teobaldo, o processo reforça o papel democrático do conselho. “O COMDIM é um espaço de escuta, articulação e incidência política. Convidamos todas as organizações que atuam com mulheres em Volta Redonda a participarem desse processo, contribuindo com suas experiências, saberes e lutas. Somente com participação ativa conseguiremos avançar na garantia de direitos e na transformação da realidade das mulheres do nosso município”, destacou Teobaldo.
O edital com as regras, prazos e critérios para participação no processo eleitoral está publicado na edição 2291 de 09/02/2026, pagina 12, do jornal Volta Redonda Em Destaque, convocando representantes da sociedade civil( instituição não governamental) de âmbito municipal para a composição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher(Condim-VR) para a gestão 2026-2028. Para habilitar como candidata à conselheira do CONDIM, a entidade deve apresentar a seguinte documentação:
Ata da reunião que aprovou a indicação da representante; descrição das principais atividades realizadas nos últimos três anos relacionadas à temática de gênero, e ou políticas para mulheres; indicar a sua representante formalmente por escrito através da ficha de inscrição(modelo em anexo). Caso o número de entidades habilitadas exceda o número de vagas disponíveis, a comissão realizará uma eleição junto à plenária de organização do processo eleitoral para a escolha das entidades.
Composição do Conselho
O Conselho Deliberativo do Condim/VR será composto por 40(quarenta) integrantes, incluindo a presidente, todas nomeadas pelo governo municipal. São 20(vinte) titulares e 20(vinte) suplentes, sendo 10(dez) representantes da sociedade civil, 10 titulares e 10 suplentes da mesma instituição, eleitas dentre mulheres que tenham contribuído de forma significativa em prol da garantia e promoção dos direitos humanos das mulheres. Portanto, o Condim atua com 20 titulares e 20 suplentes.
O edital determina que a escolha das integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Volta Redonda, gestão 2026-2028, deverão contemplar a representação das diversas expressões do movimento organizado de mulheres, tais como organização feministas de mulheres, organizações não governamentais(Ongs), grupos organizados de mulheres negras, de mulheres lésbicas, de mulheres com deficiência, grupo de mulheres jovens, de terceira idade, de trabalhadoras, instituições de classes, sindicatos,partidos políticos, órgãos públicos e outros setores de enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres, comprometidos com a promoção de defesa dos direitos humanos, das mulheres.
O mandato é de três anos podendo haver uma recondução. A documentação das entidades interessadas em compor o COMDIM deverá ser entregue na sede da SMDH( Rua Antonio Barreiros, 232, bairro Nossa Senhora das Graças) até o dia 12/03/2026 no horário entre 8h às 17h. As dúvidas serão dirimidas através do telefone (24) 3511 3555. Não serão aceitas inscrições após a data.
O processo eleitoral será coordenado pela comissão eleitoral que acompanhará todas as etapas da habilitação das entidades interessadas. Após análise dos documentos, encaminhará para a publicação das entidades eleitas no site da PMVR, no veiculo de comunicação oficial da PMVR, jornal Volta Redonda Em Destaque, e para o endereço eletrônico das entidades inscritas. A comissão eleitoral organizadora do processo de renovação do Conselho Deliberativo do CONDIM/VR encaminhará ao senhor prefeito municipal para proceder a nomeação da Comissão de seis membros, formada por Kátia Teobaldo Sales Neves, Maria Aparecida de Araújo Silva, Adelaide Afonso, Ana Seraphim, Caroline Freias e Anne Caroline Vieira Ferreira.
Confira a data das atividades
12/022026 a 12/03/2026 – Inscrição de candidaturas junto à comissão eleitoral organizadora.
13/03/2026 – Avaliação da habilitação das instituições da sociedade civil
16/03/2026- Divulgação das instituições habilitadas
23/03/2026 – Prazo final para envio dos recursos
25/03/2026 – Julgamento dos recursos
01/04/2026 – Publicação dos Resultados dOs Recursos no Diário Oficial e site da PMVR, envio de mensagem para as instuições credenciadas
06/04/2026 – Eleição (Caso exceda o número de vagas) para a escolha das entidades representativas da sociedade civil que integrarão o Condim/VR no mandato 2026-2028.
08/04/2026 -Publicação dos resultados da eleição e dos nomes das representantes da sociedade civil e do governo integrantes do Condim/VR para o mandato 2026-2028 no Diário Oficial do Município, no site da PMVR, e endereço eletrônico das instituições credenciadas.
13/04/2026 -Posse do novo Conselho


