Comando do 37º BPM aumenta policiamento ostensivo para coibir criminalidade na Região das Agulhas Negras

0

RESENDE

O comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Rhonaltt Bueno Pereira, anunciou, em entrevista ao jornal A Voz da Cidade, que aumentou o policiamento de rua para coibir a criminalidade na Região das Agulhas Negras, formada pelos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis. Comandante Bueno disse que a medida visa seguir a ordem do comandante do 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), Antônio Jorge Goulart Matos, que é de redução dos indicadores estratégicos de criminalidade de acordo com a meta do Sistema Integrado de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM).

Para reduzir o índice de criminalidade, principalmente nos itens de os crimes de assassinatos, roubos de rua e de carro, o comandante Bueno está colocando grande parte do efetivo nas ruas. “Os casos de assassinatos, roubos de rua e de carro são os crimes que mais impactam o cidadão causando um trauma e um mal-estar. Seguindo o sistema de metas e as informações onde os crimes estão acontecendo montamos um planejamento para alocar recursos de efetivo e de viaturas nos corredores estruturais. Para se ter uma ideia, colocamos todas as viaturas trabalhando nos principais corredores estruturais e em horários de pico. Além disso, também estamos realizando o Policiamento Ostensivo Geral (POG) de acordo com o estudo da mancha de criminalidade que apontou os locais onde mais estão ocorrendo os crimes de rua. Com este planejamento, realocamos o efetivo e viaturas. Ou seja, onde não há viaturas, estamos colocando homens para fazer o patrulhamento”, explicou o tenente-coronel, ressaltando que também está direcionando os policiais militares para cumprimento de mandados de prisão e crimes de rua. “Nos últimos dias estamos executando vários mandados de prisão que nos chegam para tirar das ruas estas pessoas das ruas. É necessário que a população também veja a polícia ostensiva, principalmente em área comercial. Por isso, colocamos todo o efetivo possível nas ruas. O 37º Batalhão da Polícia Militar está fazendo um esforço grande para atender as quatro cidades da região das Agulhas Negras”, completou.

COMUNICAÇÃO DE CRIMES

O subcomandante, major Paulo César de Souza Vidal também aproveitou a entrevista para alertar a população para comunicar os crimes de rua e de veículos. O major Vidal explicou que a comunicação ajuda a Polícia Militar na hora de montar o planejamento de ações de policiamento ostensivo. “É importante o registro de um crime na Delegacia. A partir deste boletim de ocorrência a Polícia Militar pode direcionar o policiamento ostensivo para a área. Se não tivermos a informação destes locais, não temos como reforçar o patrulhamento”, disse o subcomandante, informando que nos últimos dias a Polícia Militar está fazendo o patrulhamento motorizado na área das faculdades Estácio de Sá e Associação Educacional Dom Bosco, onde foi registrado crimes de rua.

Major Vidal até citou como exemplo, a prisão de dois suspeito em Porto Real, que estariam furtando veículos em Resende, Itatiaia e Porto Real. “Estes suspeitos roubavam os veículos e faziam o desmanche na divisa de Quatis. Com o acompanhamento diário do sistema de metas conseguimos deter estes suspeitos”, completa.

COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS

O comandante Bueno revelou ainda que também estão sendo realizadas operações paralelas em todas as áreas pontuadas como atuação do tráfico de drogas na região das Agulhas Negras. “Nos últimos 20 dias efetuamos a prisão de 31 pessoas, apreendemos 44,5 quilos de maconha, oito quilos de cocaína, 100 gramas de crack, 89 munições de diversos calibres, cinco armas de fogo e ainda recuperamos três veículos”, enumerou o tenente-coronel, lembrando que na noite de sábado a Polícia Militar estourou uma refinaria de drogas, no bairro Fazenda da Barra III. “Nesta a ação, os militares encontraram 55 tabletes de maconha totalizando 42,3 quilos da droga; um tablete de cocaína, 600 eppendorfs – pinos de plásticos utilizado para embalar entorpecentes-, e mais dois quilos da mesma droga, totalizando 3,3 quilos; duas balanças de precisão; 20 mil eppendorfs vazios; equipamentos para refinar cocaína, como liquidificadores, bacias e peneiras; e três rádios comunicadores. No local, Thiago de Jesus Mendes, 30 anos, mais conhecido como “TH” foi preso. Ele é suspeito de envolvimento com a venda de drogas na região das Barras, formadas por sete bairros: Fazenda da Barra I, II e III, Parques Minas Gerais e Embaixador, Campo Belo e Jardim Esperança”, informou.

Tenente-coronel Bueno destacou ainda que as ações contra o tráfico de entorpecentes vão continuar, principalmente na região da Fazenda da Barra, onde recentemente um grupo de policiais foi recebido a tiros. “Estamos intensificando as ações nos bairros Fazenda da Barra I, II e II e no Paraíso. Toda vez que ousarem contra a vida dos policiais militares aumentaremos as operações”, ressaltou.

Deixe um Comentário