Comandante da 2ª UPAM faz alerta sobre crimes ambientais na região e Linha Verde apresenta balanço

Por Mônica Vieira

SUL FLUMINENSE
O comandante da 2ª Unidade de Polícia Ambiental (Upam), major Alcimar Videira, em entrevista nesta terça-feira, dia 6, ao A VOZ DA CIDADE, fez um alerta sobre crimes ambientais nas cidades da Região Sul Fluminense. Na semana que marca o Dia Mundial Meio Ambiente (dia 5 de junho), ele conta que os crimes mais cometidos são supressão de vegetação; extração mineral e caça e apanha de animais. E diz que na região, os flagrantes ocorrem mais nas cidades de Barra do Piraí, Valença e Paracambi. O Linha Verde, do Disque Denúncia, apresentou também um balanço sobre os crimes no Estado do Rio de Janeiro este ano. Foram mais de 7,6 mil denúncias.
“Quem comete crime contra o Meio Ambiente, na maior parte dos casos, acha que adquirir o licenciamento para o serviço é demorado e arrisca fazer sem o mesmo por não acreditar que serão presos pelo cometimento dessa modalidade de crime”, explica Videira, frisando que a principal Lei é a 9605/98 combinado com 3467/2000, que são as leis de crimes ambientais e administrativas derivadas de condutas lesivas ao Meio Ambiente no Estado do Rio de Janeiro (multas).

Comandante da 2ª Unidade de Polícia Ambiental (Upam), major Alcimar Videira – Divulgação

Ele explica que hoje a 2ª Upam tem um total de 29 policiais com duas bases, uma na Serra da Concórdia, em Barão de Juparanã, em Valença, e uma recém inaugurada na cidade de Miguel Pereira, que inclusive conta com uma viatura da prefeitura adesivada, exclusiva para o serviço do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), executado apenas por polícias do Centro Preparatório de Admissão Militar (CPAM), comandando pelo Coronel Luciano de Vasconcelos, e outras três viaturas.
A equipe atende 17 municípios, que são Paty do Alferes, Miguel Pereira, Paracambi, Vassouras, Barra do Piraí, Barra Mansa, Piraí, Pinheiral, Valença, Rio das Flores, Volta Redonda, Porto Real, Quatis, Resende, Itatiaia, Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes.
O major Videira finaliza lembrando a importância da população para a preservação do Meio Ambiente, solicitando que qualquer informação seja encaminhada, de forma anônima, para os órgãos competentes. Um deles é o Linha Verde, do Disque Denúncia, referente a crimes ambientais “Tem os telefones com WhatsApp anonimizado 0300 253 1177 e (21) 2253 1177, tem o aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”, o site do DIsque Denúncia (disquedenuncia.org.br) ou pela página do Linha Verde, no facebook (facebook.com/linhaverdedd)”, finaliza, lembrando que domingo, dia 4, foi realizada uma ação no Zoológico de Volta Redonda com crianças, sobre conscientização ambiental.

Ação no Zoo de Volta Redonda, domingo – Divulgação

BALANÇO
Do dia 1º de janeiro até 31 de maio, o Linha Verde já cadastrou 7.695 informações sobre os crimes ambientais, sendo que nos meses de março, abril e maio, o número de denúncias foi maior do que nos mesmos meses do ano anterior. Mais da metade de todas as informações recebidas em 2023 diz respeito ao crime de maus-tratos contra animais (4.799), mas ainda se destacam os crimes de poluição do ar (689), extração irregular de árvores (627), guarda e comércio de animais silvestres (518) e desmatamento florestal (423).

Mais da metade de todas as informações recebidas em 2023 diz respeito ao crime de maus-tratos contra animais – Divulgação

Como nessa época do ano há uma maior incidência de balões, até por conta das festas juninas, vale solicitar a população que, caso saiba de pessoas confeccionando, armazenando balões ou locais onde há soltura desses balões, que denuncie. Sobre esse crime, foram 36 denúncias desde o início do ano. Também foram denunciados os crimes de captação clandestina de água, construção irregular, loteamento irregular, extração mineral, lixo acumulado, queimadas, poluição das águas, aterramento de rios, lagoas e mangues, desvio de curso das águas, caça ilegal de animais, despejo clandestino de esgoto, contaminação do solo, entre outros.
Analisando geograficamente os dados do estado sobre os municípios que mais denúncias fizeram ao Linha Verde, da região, Angra dos Reis está em 10° lugar.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos