Com mais duas mortes, sobe para 36 o número de óbitos por febre amarela na região

0

SUL FLUMINENSE
Subiu para 36 o número de mortes por febre amarela na região, sendo que ao todo foram registrados 100 casos da doença somente no interior do estado. As últimas duas mortes confirmadas no Sul Fluminense aconteceram em Barra do Piraí e Engenheiro Paulo de Frontin. Os dados são do último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado divulgado na noite da última quinta-feira. Ao todo, são 188 notificações em todo o estado, com 69 mortes em 2018.

Em Barra do Piraí, a vítima foi uma moradora de Ipiabas, de 60 anos. Segundo o secretário da Nova Saúde de Barra do Piraí, Juberto Folena de Oliveira Junior, ela foi a única, dentro daquela família, a não se imunizar contra a doença. Mesmo sentindo os sintomas da febre amarela, a senhora – segundo relatos do chefe da pasta – teria relutado em buscar pelo tratamento, indo procurar por uma unidade médica dias de depois, em Valença. Ela veio a óbito no dia 13 de março. “Por morar em área de risco, no distrito, ela deveria ter tomado a vacina. Estamos encontrando resistência de muitos moradores daquela localidade, que acabam não se imunizando contra esta doença. Promovemos, inclusive, vários dias especiais de vacinação – contando, inclusive, com uma caminhonete para vacinação volante. Foram vacinadas quase duas mil pessoas no distrito”, ponderou Juberto Junior.

Dos casos ainda em análise pelo laboratório Noel Nutels, dois deles também são de Ipiabas e um de Dorândia. Os três pacientes foram atendidos no Polo de Emergência, apresentando os sinais da doença, foram assistidos, tiveram alta e passam bem. “Estamos preparados para assistir a quem estiver com tais suspeitas. Mas, o maior preparo é, ainda, a vacina, que imuniza por toda a vida”, frisou Juberto Junior.

REGIÃO TEM MAIS DA METADE DOS CASOS
Com base nos dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado, a região tem mais da metade dos casos registrados em todo o estado. Em comparação com os últimos boletins epidemiológicos divulgados, houve aumento no número de casos, na região, em: Angra dos Reis, com 48 casos e 14 óbitos; Paty do Alferes passou a ter quatro registros da doença, sendo dois óbitos; Piraí subiu de um para dois casos, sendo uma morte e Engenheiro Paulo de Frontin com quatro casos, sendo três óbitos.

As demais cidades da região com casos da doença e mortes são: Valença, com 23 casos, sendo seis mortes; Rio das Flores, com cinco casos com duas mortes; Vassouras com três casos, sendo duas mortes; Miguel Pereira, que tem três casos, sendo dois óbitos; Rio Claro com três casos e um óbito; e um caso e uma morte em Paraíba do Sul.

Deixe um Comentário