BRASÍLIA, SEGUNDA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2023 – Nº 3575
Bandeira branca
inistros palacianos esboçaram plano para reestatizar Eletrobras, recomprando ações mesmo que a alto preço, conforme a regra estipulada. Mas antes de curto-circuito foram surpreendidos com uma visita, numa ofensiva dos sócios-majoritários. Apresentando-se como interlocutor deste grupo, um deputado federal bateu às portas no Planalto e levou o recado: não haverá oferta para recompra, e os majoritários – um grande empresário e fundos de investimento – não querem guerra, desejam ser apenas bons sócios do Governo. O presidente Lula da Silva já entendeu que o negócio não tem volta, e agora articula para conquistar o apoio de conselheiros de alguns fundos não representados por este grupo para aumentar o poder de voto além dos 10% aos quais tem direito.
Desespero na aposta
Causou surpresa aos donos de sites de apostas a tentativa de aproximação de deputados federais prometendo uma proteção na eventual CPI da Manipulação de Futebol. Jogo baixo. Há informações de que um deles foi gravado por um executivo brasileiro. É a velha aposta de alguns políticos do “quanto pior, melhor” – para eles, evidentemente. Os sites são vítimas dos jogos armados, não protagonistas dos eventuais golpes.
Mira torta
+
Especialistas em segurança que têm batido ponto no Ministério da Justiça saíram pasmos de uma das reuniões na pasta semana passada. Engendra-se nos altos gabinetes, com aval do Palácio, uma Portaria que permitiria à Polícia Federal recolher as armas compradas por CACs desde 2019, sem reembolso ou com pífia indenização.
Calendário tributário
O Sindicato das Empresas de Contabildade ajudou a formular o PL 555/23 apresentado pelo deputado Marcos Bertaiolli (PSD/SP) para corrigir o calendário tributário e seus gargalos, a despeito de toda a tecnolgia atual, que prejudicam empresas com multas em atrasos. “O objetivo não é incentivar o não-cumprimento da obrigação; pelo contrário: a penalidade terá cunho educativo e que não gere qualquer perda de arrecadação aos cofres públicos”, diz Carlos Alberto Baptistão, do Sescon.
Gafe
O Itamaraty cometeu uma gafe semana passada, que retirou do ar no site. Publicou que o Governo da Austrália concedeu agrément para um embaixador do Brasil que ocupou o cargo em 2018. Agora, o substituto será o embaixador Claudio de Matos Arruda, o Fred Arruda, ex-assessor internacional de Michel Temer. Ele será sabatinado no Senado.
ESPLANADEIRA
# Limppano participa, entre dias 28 e 30, da feira Super Rio Expofood. # Sandra Strauss lança amanhã o livro “Engenharia da Alma”, na Cultura do Conjunto Nacional (SP). # Kuaishou, desenvolvedora do app de vídeos curtos Kwai, lança edição global do Relatório de Transparência. # Abertas até dia 30 inscrições para ‘Hackathon de soluções digitais em saúde’, da Universidade Harvard. # Russell Bedford completa 14 anos no mercado brasileiro e segue expansão com divisão agro no Centro-Oeste.
Com Equipe de Brasília, Rio, São Paulo e Salvador
Brasília [email protected]
©® 2011 – 2023. Coluna Esplanada – Todos os direitos reservados.
LEMA Comunicação
Coluna Esplanada ®©
AC CLDF Caixa Postal 8002 – CEP 70094-970– Brasília-DF
(61) 999993339 / 998553339 / 999453339