Coluna Esplanada

0

BRASÍLIA,          TERÇA-FEIRA, 3 DE AGOSTO DE 2021 – Nº 3147

Paraíso sem controle

A vila de Caraíva, distrito de Porto Seguro e point turístico internacional no litoral Sul baiano, virou um problema sério para as autoridades. Em especial na área da aldeia indígena, que cresce como uma cidade desde a instalação de postes e rede elétrica em janeiro de 2020 pela COELBA. As centenas de ‘gatos’ deixam a rede fraca, e a companhia demora a atender os poucos pedidos de ligação de relógios. Em média, surge uma casa a cada três dias na aldeia, sem qualquer critério de construção, sem fossa, com ligações clandestinas e sem alvará. A Funai e a prefeitura não se entendem sobre a fiscalização, e fazem visitas pontuais.

Coração do negócio

Fábio Campelo Lima, acusado de ser o contador e controlador do dinheiro da milícia da Muzema e Rio das Pedras, no Rio, tentou sair da cadeia. Mas o STJ indeferiu.

Acordou

O ex-senador e ex-governador Roberto Requião vai deixar o MDB após exatos 40 anos. Só descobriu agora que o partido é fisiológico, e demorou três anos para notar que parte da legenda apoia Bolsonaro. Os dois motivos que apontou para a desfiliação.

Gentleman  

Mas engana-se quem acha ser ele um Lulista ou Dilmista. Aliás, num dos aniversários da então presidente, Requião mandou o motorista assinar um cartão de felicitações a ela.

Prospecção deu nada  

A turma do crachá da Petrobras vai deixar de receber R$ 46 bilhões de adicionais de décadas, numa equação trabalhista avalizada pelo Tribunal Superior do Trabalho. A decisão monocrática no STF foi do ministro Alexandre de Moraes, atendendo a recurso da Advocacia Geral da União.

Rebeca

Num País onde mandatário dá salto contábil nos jogos políticos e leva o ouro para casa, as medalhas da ginasta Rebeca Andrade são um alento. Sua garra, disciplina, talento e humildade a fazem nossa heroína nacional.

Cidadania

Um pequeno grupo da Juventude Trabalhista Conservadora do PTB e de integralistas fez a limpeza da estátua do Borba Gato, em São Paulo, incendiada há dias em protesto.

Pra não esquecer

Quem passa pela estrada Ouro Preto-Mariana nota uma faixa fixada na guarita de um condomínio de chácaras, para que ninguém esqueça: ‘VALE poluidora – inimiga dos mineiros’. A empresa está envolvida diretamente nos dois maiores crimes ambientais do País: nos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho.

 

O verde limpa

O conselho da mineradora estuda comprar fazendas ao redor da operação em Brumadinho para inaugurar um parque ecológico, com lagos. É o que dizem alguns proprietários que preferem não se identificar, já sondados por representantes. Segundo a assessoria da VALE, procurada pela Coluna, “os compromissos da Vale frente à reparação se encontram em fase de detalhamentos no âmbito do Acordo de Reparação Integral”.

Todo ouvidos

Foto: Divulgação/Divulgação/camara.leg.br

Presidente do MDB, Baleia Rossi passa em Pernambuco este mês, mas terá agendas separadas com caciques. De um lado Raul Henry e o senador Jarbas Vasconcelos, alinhados ao Governo do PSB; e do outro o senador Fernando Bezerra e o seu filho Miguel Coelho – que pretende disputar o Governo.

Peixe no prato

A despeito das mais de mil mortes diárias, e de restrições, o Brasil vai retomando, devagar, sua agenda de eventos. A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação organiza o Festival Gastronômico Serra do Rio do Peixe, em Pequi (MG).

ESPLANADEIRA

# Elo expande seu portfólio de cartões elegíveis empresariais, e personalização de benefícios na plataforma Elo Flex. # Revelo abre escritório em Miami, na Flórida (EUA). # Shopping Metropolitano Barra (RJ), em parceria com Instituto Syn, lança campanha ‘Doe Abraços Quentinhos’ para agasalhos. # Instituto Paulista de Direito Médico e da Saúde e advogado Osvaldo Simonelli oferecem treinamento gratuito e online “Mini Curso Direito Médico”, até quinta-feira. # Alelo fecha parceria com RD – RaiaDrogasil para descontos em medicamentos. # Grupo Tauá investe R$ 200 milhões em novo resort em Alexânia (GO), com 3 milhões de m². # Maple Bear tem 2,3 mil cadastrados para potencial franquia da rede de ensino bilingue no País.

Esplanadeira é a seção da Coluna para divulgação de informações de mercado, artes, ação social, esportes e afins, sem qualquer vinculação publicitária ou financeira com este espaço. Sugestões para [email protected].

©®  2011 – 2021. Coluna Esplanada – Todos os direitos reservados.

LEMA Comunicação
Coluna Esplanada ®©
AC CLDF Caixa Postal 8002 – CEP 70094-970– Brasília-DF
(61)  999993339 / 998553339 / 993170874

error: Conteúdo protegido !