GOIÁS
Ao menos cinco pessoas, entre elas três estudantes universitários, morreram na colisão entre um ônibus, uma carreta e um micro-ônibus, na madrugada desta quarta-feira, dia 16. O acidente ocorreu na rodovia BR-153, próximo à cidade de Porangatu, em Goiás.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Goiás, o acidente pode ter ferido mais de 70 pessoas. Quatro delas foram transportadas em estado grave para um hospital de Alvorada (TO), a cerca de 100 quilômetros do local do acidente. Outras vítimas foram encaminhadas as unidades de saúde de Alvorada (TO), Porangatu e Uruaçu (GO).
Os três estudantes que morreram no acidente eram da Universidade Federal do Pará (UFPA). Eles viajavam em um dos ônibus fretados para transportar alunos da instituição que participariam do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (ConUNE). O evento reunirá, até domingo, dia 20, milhares de estudantes de todo o país, em Goiânia.
O motorista do ônibus e da carreta envolvida no acidente, também não resistiram aos ferimentos.
Testemunhas informaram as autoridades policiais que a carreta invadiu a pista contrária no km 2 da BR-153, se chocando de frente com um dos ônibus que faziam parte do comboio de estudantes da UFPA, que decretou luto oficial de três dias na instituição.
Notas de pesar
Em uma nota de pesar, a universidade afirmou estar mobilizada para oferecer todo apoio necessário às famílias e às vítimas envolvidas.
O governador do Pará, Helder Barbalho, usou as redes sociais para lamentar o acidente. “Recebi com profunda tristeza a notícia do acidente envolvendo estudantes da UFPA na BR-153, em Goiás. Jovens que saíram do Pará cheios de sonhos para participar do Congresso da UNE. Minha solidariedade às famílias das vítimas e orações por todos os feridos”, escreveu Barbalho, que disse estar em contato com as autoridades responsáveis para acompanhar a situação e prometeu que o governo estadual vai colaborar no que for necessário.
Organizadora do evento para o qual os universitários se dirigiam, a UNE informou que recebeu com imensa tristeza a notícia nesta madrugada e prestou solidariedade às famílias, amigas e amigos das vítimas.
“A UNE está em contato desde a madrugada com os governos do Pará e Goiás, com a UFPA, Universidade Federal de Goiás (UFG), além do governo federal e demais instituições, para oferecer apoio às pessoas envolvidas e acompanhar de perto todas as providências necessárias. Colocamo-nos à disposição para colaborar com o que for possível nesse momento tão difícil”.