ANGRA DOS REIS
Um acidente envolvendo uma lancha e um bote, no fim da tarde de sexta-feira, dia 20, deixou dez pessoas feridas, nas proximidades do cais de turismo do Abraão, na Ilha Grande. Até a publicação desta reportagem, estado de saúde atualizado dos envolvidos não haviam sido divulgados.
De acordo com a Marinha do Brasil, sete pessoas estavam a bordo da lancha “Pilatas” e 13 no bote “Princesa Clara 6.0” no momento do abalroamento. Entre os feridos há homens e mulheres. Segundo o Corpo de Bombeiros, todas as vítimas sofreram ferimentos leves e foram encaminhadas para o Posto de Saúde do Abraão. Não houve mortes.
Em nota, a Marinha informou que o caso chegou ao conhecimento da Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis (DelAReis) no fim da tarde de sexta-feira. Uma equipe foi deslocada até o local e constatou que os feridos já haviam sido socorridos.
Os condutores das embarcações foram notificados para prestar esclarecimentos, conforme o artigo 28 do Decreto 2.596/1998 (RLESTA). A Marinha instaurará um Inquérito Administrativo sobre Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas, circunstâncias e eventuais responsabilidades, além de contribuir para a prevenção de novas ocorrências.
A corporação reforçou que denúncias e emergências marítimas podem ser comunicadas pelo telefone 185 ou diretamente à DelAReis pelo número (24) 99991-0934.
Segundo acidente em 24 horas
Este foi o segundo acidente com embarcação registrado em menos de 24 horas em Angra dos Reis. Na quinta-feira, dia 19, um turista italiano ficou ferido após o naufrágio de uma lancha na localidade da Lagoa Azul, também na Ilha Grande.
Segundo a Polícia Civil, o homem sofreu um corte na região do joelho. Ele relatou que a embarcação teria se chocado contra pedras. No momento do acidente, pelo menos 12 pessoas estavam a bordo.