Coletivo Angrense de Cantautores dá mais visibilidade aos cantores e compositores locais

0

A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis mensalmente é palco do Sarau in Casa, evento que completa cinco edições no próximo mês. O projeto é produzido pelo Coletivo Angrense de Cantautores (CAnCanta), em parceria com a Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio. De acordo com um dos produtores do evento, o músico Bruno Perez, com edições mensais, o Sarau in Casa visa aumentar a visibilidade do cenário musical angrense e agregar cada vez mais público e novos artistas.

“Seu objetivo é movimentar, através de saraus mensais, o cenário angrense de compositores independentes, estimulando a criação de novas parcerias entre os músicos, fomentando um pensamento de coletividade. Para o público, surge à oportunidade de experimentar em um mesmo palco, diversas vertentes da música independente local”, destaca Perez.

De acordo com o produtor, o coletivo é formado por um grupo crescente de cantautores da cidade “E nasceu a partir do projeto Sarau in casa que é realizado em edições mensais na Casa de Cultura Poeta Brasil Dos Reis, o objetivo principal é disseminação de um pensamento coletivo e colaborativo entre os Cantautores da cidade, a criação de um público cativo e atuante e a preposição de desafios criativos para aumento da produção e crescimento artístico”, explica Bruno, acrescentando que Cantautores são artistas que cantam e escrevem as próprias músicas.

A ideia é que funcione como uma incubadora de projetos culturais aumentando a visibilidade e a projeção artística dos envolvidos. O projeto nasce da necessidade de organização conjunta para criação e fortalecimento de uma cena musical na cidade. Hoje o coletivo tem cinco organizadores separados em funções que viabilizam a produção das ações e mais de 30 artistas que participam se apresentando ou se preparando para ações futuras

Bom como toda produção colaborativa tem seus desafios. “São muitas ideias vindas de diferentes cabeças e temos que estar focados com a nossa objetivo principal que é o fomento da música autoral na nossa cidade. Por outro lado, é muito bonito ver o engajamento e o apoio dos envolvidos para um crescimento produtivo e criativo. Hoje o sarau está numa escalada de visibilidade e qualidade, começamos a divulgar pelas redes sociais interações artísticas que nasceram no palco da Casa de Cultura (com um retorno muito positivo) e já estamos trabalhando na produção de outros projetos como uma mostra e intervenções em outras partes da cidade”, aponta.

A proposta é que o Sarau in Casa atraia artistas de outras regiões, mantendo a base angrense. “Nossa ideia é promover também intercâmbio com artistas e cenas de outras localidades e absorver o máximo de experiências que deram certo em outros lugares com o mesmo objetivo, a coletividade. Um dos produtores Bruno Pelego vem fazendo uma imersão na cena Pernambucana e lá esse modelo vem trazendo grandes frutos. E vamos adaptando todo esse estudo a realidade de nossa cidade, buscando sempre a valorização de nossa cultura”.

Os interessados em participar e conhecer melhor o projeto pode entrar em contato com a produção através da página https://www.facebook.com/cantautoresangra/.

Deixe um Comentário