Coleta Seletiva será realizada amanhã no bairro da Vila Nova

0

BARRA MANSA

A prefeitura, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), e em parceria com a Cooperativa de Catadores de Barra Mansa (Coopcat), realiza amanhã, 11, a coleta seletiva no bairro Vila Nova.  A ação, que começará às 13 horas, também abrangerá a Vila Brígida. Para conscientizar os moradores, os agentes do Saae realizaram na segunda-feira, 8, e na terça-feira, 9, distribuições de informativos nas residências localizadas entre a Ponte Nilo Peçanha, no Ano Bom, e no final da Rua Major José Bento.  A reciclagem já atende cerca de 40 bairros do município e a meta da prefeitura é alcançar outros 15 novos bairros até dezembro.

A cultura de separar o lixo é uma prática que vem sendo cada vez mais difundida entre as nações, entretanto, de acordo com o IBGE, somente 22 milhões dos brasileiros têm acesso aos programas municipais de coleta seletiva, o que representa apenas 18% da população local.

Em Barra Mansa, a coleta seletiva foi implantada em 2002, e em 2004 foi realizada a estruturação da Coopcat, local que é realizado o processamento do lixo recolhido. Atualmente é coletado entre dez e 15 toneladas de resíduos sólidos ao mês, utilizando três caminhões. O objetivo é chegar a 2020 com uma marca de 600 toneladas ao mês e cinco veículos em operação.

Os lixos são classificados de acordo com sua origem, ou seja, eles podem ser resíduos orgânicos ou materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, dentre outros. Além deles, materiais hospitalares e radioativos têm um destino diferente.

O objetivo é chegar ao ano de 2020 com uma marca de 600 toneladas de lixo reciclados ao mês: Foto – Divulgação

O diretor executivo do Saae, Fanuel Fernando, revela que para cada 100 toneladas de lixo reciclado, o município economiza cerca de R$ 18 mil. “Quantia que normalmente seria gasta na coleta urbana comum”, afirmou, ressaltando que, atualmente são 35 cooperados atuando na Coopcat, com previsão de aumento salarial com a ampliação do projeto.

Segundo o coordenador de resíduos sólidos do Saae, Jackson Rabelo, cada pessoa gera por dia cerca de 700 gramas de lixo no Brasil. “Estamos vivendo a era dos impactos ambientais causados pelos resíduos, seja por causa do grande volume ou de suas características físicas e químicas. Devido a falta de tratamento correto, temos uma verdadeira invasão em nosso ambiente como, por exemplo, em nossos mares que já tem mais resíduos urbanos e industriais que peixes”, disse, ressaltando que, a questão da gestão dos resíduos é uma necessidade legal.

DICAS
O lixo seco, como papéis, papelão, metais, plásticos e vidros, deve ser acondicionado separadamente. Copos plásticos com restos de bebidas precisam ser lavados antes de irem para o lixo. É fundamental que o óleo de cozinha seja colocado em garrafas Pets para a coleta seletiva.
Já o lixo orgânico, como restos de comida, cascas de frutas e legumes, deve ser disponibilizados para a coleta de lixo comum. Enquanto o lixo eletrônico, como monitores de computador, aparelhos celular, impressoras.

Deixe um Comentário