BARRA DO PIRAÍ
A prefeita eleita de Barra do Piraí, Katia Miki (Solidariedade) falou a respeito de um problema sério que tem visto na cidade nas últimas semanas: a questão do recolhimento do lixo. A empresa vem alegando falta de pagamento por parte da prefeitura e paralisou a coleta do lixo.
Segundo a prefeita eleita, a equipe de transição ainda não conseguiu ter acesso ao contrato celebrado entre a empresa responsável e a prefeitura, mas fez a solicitação por meio de ofício. “Os barrenses foram deixados por conta própria, enfrentando um acúmulo alarmante de resíduos nos bairros, nos distritos e no centro da cidade. Não tivemos acesso ainda ao contrato celebrado entre a empresa e a prefeitura, mas já solicitamos. Oficiamos também o Ministério Público. Estamos nos preparando para superar esse problema a partir do próximo ano”, afirmou Katia.
O resultado da paralisação da coleta é o acúmulo de lixo em frente às residências e escolas, o que atrai bichos e agrava problemas de saúde pública. Segundo Kátia, a insatisfação dos moradores cresce a cada dia.
Ela informou que está se preparando para realizar uma licitação emergencial em janeiro de 2025 quando tomar posse, para assegurar a coleta de lixo na cidade e um mutirão de limpeza. “Estamos às vésperas do natal, um período que o comércio se fortalece, fomentando a economia da cidade. O lixo acumulado tem prejudicado bastante essa época tão importante do ano. Nós vamos superar esse período sombrio”, comentou Katia.
EQUIPE DE TRANSIÇÃO
Cristiano Almeida, vice-prefeito eleito, está coordenando a transição na secretaria municipal de Saúde. Ele tem feito reuniões diárias com o secretário atual, subsecretário e com o controlador da saúde, e tem buscado informações com os servidores efetivos. “A saúde sempre foi um dos principais problemas de Barra do Piraí. Temos visto falta de medicamentos na Farmácia Municipal e um ambiente insalubre na maioria dos equipamentos públicos. Visitei cinco unidades de saúde, a maioria delas está com mofo na parede, um absurdo”, disse Cristiano.
PROBLEMA OPERACIONAL
Em nota, a Prefeitura de Barra do Piraí disse que está ciente do problema envolvendo a coleta de lixo doméstico. Segundo a nota, a empresa disse que ocorre um problema operacional com o Aterro Sanitário de Vassouras. A prefeitura informou que já notificou por diversas vezes a empresa por conta dessa demora. A nota termina informando que a prefeitura não pode admitir que a cidade fique nesse estado, mas não detalha o que pretende fazer para sanar o problema.