BARRA MANSA
A partir desta segunda-feira, dia 3, os pacientes renais de Barra Mansa vão ganhar atendimento perto de casa. A medida será possível devido ao funcionamento da Clínica de Hemodiálise, instalada na Santa Casa. Nesta primeira fase, a unidade terá capacidade para atender a aproximadamente 84 pacientes fixos por mês. A previsão é de que no prazo de seis meses, o espaço esteja totalmente estruturado e seja ampliada a oferta de vaga para os procedimentos em 50%.
Atualmente Barra Mansa tem 62 pacientes renais em tratamento. Com as vagas ofertadas pela Clínica de Hemodiálise será possível atender 100% deste total e ainda oferecer vagas para doentes renais de outros municípios. A solenidade de inauguração da Clínica de Hemodiálise deve ocorrer na próxima semana. Enquanto a data não é agendada, a unidade já estará operando com atendimento conforme os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde.
O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, explicou que a Clínica funcionará em três turnos e além de ofertar tratamento de excelência, permitirá a geração de 30 empregos diretos. Ele lembrou as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos pelo município por conta de dívidas acumuladas com o Centro de Doenças Renais (CDR). “O prefeito Rodrigo Drable honrou todos esses compromissos e sensível a situação dos pacientes, determinou que as obras fossem agilizadas e o tratamento ofertado, da forma mais humanizada possível. Vale destacar que a unidade segue os mais rigorosos padrões de qualidade no que se refere aos equipamentos e protocolo de atendimento”, disse.