Clínica de Diálise de Volta Redonda é habilitada pelo Ministério da Saúde

0

VOLTA REDONDA

Depois de um ano e dois meses de espera a Clínica de Diálise, no bairro Retiro, foi habilitada como Unidade Especializada em Doença Renal Crônica. A publicação em Diário Oficial aconteceu nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde. Agora, o local poderá, dentre de alguns dias, abrir suas portas para o atendimento a pacientes de doenças renais, que estão tendo que sair do município em busca de atendimento.

Um dos que informou a conquista foi o ex-prefeito Antônio Francisco Neto. Ele publicou a Portaria 3.348 em sua rede social, agradecendo a diversas pessoas a conquista. Mencionou o deputado federal Deley de Oliveira (PTB), o presidente da Câmara de Vereadores, Sidney Dinho (PEN), ao secretário de Saúde do Estado, Luiz Antonio de Souza Teixeira, ao governador Luiz Fernando Pezão e ao ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Moreira Franco.

O ex-prefeito disse que algumas etapas foram vencidas para a habilitação. “O mais importante é que daqui há uns 30 dias ou 40 dias as pessoas que hoje sofrem em fazer diálise e ainda fora da cidade, poderão ser atendidas em Volta Redonda. Em média 126 pessoas. Era uma covardia com essas pessoas e hoje (ontem) começou a se fazer justiça”, disse, lembrando que a clínica foi construída para atender até 248 pessoas, mesmo de fora de Volta Redonda, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O deputado federal Deley de Oliveira disse que todo o esforço valeu a pena. Ele lamenta pela demora e burocracia, mas ressalta a parceria de todos os envolvidos para a habilitação da clínica. “Nosso gabinete em Brasília foi por muitas vezes o porto seguro dos dirigentes da clínica e funcionários da Prefeitura de Volta Redonda que ajudaram neste processo”, contou.

SERFIOTIS

Hojeo deputado federal Alexandre Serfiotis (PMDB) disse que o ministro da Saúde, Ricardo Barros o convidou na quinta-feira para ir ao seu gabinete e informar que tinha autorizado a publicação da Portaria que habilita a Clínica de Diálise de Volta Redonda como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Nefrologia com diálise peritoneal. “A diálise peritoneal é uma técnica de substituição da função renal que utiliza a membrana que envolve os órgãos abdominais, atuando como um filtro do sangue, removendo excesso de água e toxinas do corpo de pacientes renais. Termos este serviço em Volta Redonda, e atendendo pelo SUS, é uma grande conquista do mandato para a cidade e todos que dele precisam. Agora, essas pessoas não terão mais que deslocarem-se para outras cidades para realizar os procedimentos de diálise. Agradeço ao ministro Ricardo Barros por atender meu pedido em efetivar a habilitação da Clínica, reconhecendo o trabalho que o Ministério fez no último ano para trazer ao Sul Fluminense recursos e serviços essenciais à população, apesar da crise econômica que o país enfrenta”, disse Serfiotis.

Segundo a portaria, o repasse anual destinado à Prefeitura de Volta Redonda será de R$ 8.253.184,54 para o custeio da nefrologia no município, por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação, do Bloco de Atenção de Média e Alta Complexidade (MAC) Ambulatorial e Hospitalar do Ministério da Saúde.

 

Deixe um Comentário