ITATIAIA
A Secretaria de Saúde do município, por meio da Clínica da Mulher Esther de Souza Viana, vai atender durante esta semana a demanda espontânea de exames de mamografia, além de realizar os procedimentos já agendados. A medida visa marcar a passagem do Dia Nacional da Mamografia, ocorrido no dia 5. A Clínica da Mulher Esther de Souza Viana funciona na Avenida dos Expedicionários, n° 175, no Centro da cidade, e o atendimento é de 8 às 17 horas.
Segundo a enfermeira Lariane Maia Roque, coordenadora da Clínica da Mulher e do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paismca), a unidade realiza, em média, 30 mamografias por semana. Lariane relata que existe uma demanda reprimida e o setor está trabalhando para equacionar a questão. “Nossa expectativa é acolher dentro de três meses quem está aguardando pelos procedimentos”, afirma.
A coordenadora destaca que esta é uma semana importante para a saúde da mulher e é sempre positiva a conscientização da população sobre a importância deste exame preventivo, fundamental no diagnóstico do câncer de mama. “Porém ainda é comum encontrar casos de pacientes que nunca fizeram uma mamografia na vida. O exame não inclui grandes preparos. Nossa orientação é para que as pacientes não venham com creme, desodorante e acessórios”, explica Lariane.
O secretário de Saúde de Itatiaia, Luiz Eduardo Saldanha, reforça a relevância da data, e destaca que o câncer de mama está entre as doenças que mais afetam a saúde das mulheres brasileiras. “O exame contribui para o rastreamento precoce, detectando o câncer de mama não-palpável, ou seja, que não pode ser identificado durante o autoexame ou exames clínicos. O diagnóstico precoce oferece grandes chances de recuperação, além de um tratamento adequado, contribuindo para a diminuição das mortes pela doença”, frisa Saldanha.