>
a voz da cidade 970 x 150 px

Cláudio Castro sanciona Lei para fortalecer agricultura familiar e combate à insegurança alimentar

Programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar busca gerar renda e fornecer alimentos a comunidades vulneráveis

Por Carol Macedo
54073032777 2e4cf95497 c
bnr am aniv resende 970x150

SUL FLUMINENSE

O Governador Cláudio Castro sancionou, na última sexta-feira, 18, a Lei 10.543/24, que institui o Programa para Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, Pequenos Produtos e Pescadores Artesanais. A ideia é de impulsionar a geração de renda e também a economia fluminense.  A medida promove a ocupação produtiva de agricultores familiares e pescadores artesanais, garantindo também o fornecimento contínuo e prioritário para restaurantes e cozinhas comunitárias, coletivas e solidárias.

O programa, voltado também para o combate à insegurança alimentar, estabelece a doação de alimentos adquiridos pelo Governo do Estado para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, assegurando a esse grupo o acesso a uma alimentação de qualidade. “Essa é uma iniciativa que estimula a agricultura familiar e a economia do Rio de Janeiro, contribuindo também para o combate à insegurança alimentar. Trata-se de mais um programa do Governo do Estado que será fundamental no apoio aos agricultores e pescadores artesanais”, declarou o governador.


Conforme a lei, o pagamento aos fornecedores será efetuado diretamente pelo Governo do Estado ou por meio de instituições financeiras oficiais, com a possibilidade de convênios com cooperativas de crédito e bancos cooperativos para repasse aos beneficiários. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento será responsável por articular com cooperativas e outras organizações da agricultura familiar. O programa será implementado segundo as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e ocorrerá via termos de adesão entre órgãos e entidades estaduais, sem a necessidade de convênios tradicionais.

“Este programa é um passo essencial para garantir que alimentos de qualidade cheguem às comunidades vulneráveis, reforçando a importância do apoio aos nossos produtores rurais”, completou o secretário de Agricultura, Dr. Deodalto.

Os agricultores familiares e pescadores artesanais inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) terão prioridade de acesso ao programa, com ênfase nos beneficiários do Auxílio Inclusão Produtiva Rural.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos