SUL FLUMINENSE
A instância de governança regional do turismo no Vale do Café (CitVale), promoveu ontem, dia 12, uma reunião ordinária com representantes do setor de turismo dos 15 municípios da região. Os municípios compõem a instituição para debater temas fundamentais para a retomada das atividades turísticas, principalmente as orientações acerca da atualização do mapa do turismo Brasileiro. A reunião ocorreu de forma virtual devido à pandemia da Covid-19.
Os municípios do Vale do Café que participaram do encontro virtual foram: Vassouras, Valença, Rio das Flores, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paracambi, Piraí, Barra do Piraí, Paraíba do Sul, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa e Rio Claro.
Durante o encontro, foram abordados os seguintes assuntos: a realização de um Programa de Capacitação para Excelência em Gestão do Turismo Fluminense; o andamento de ações para o Mapa do Turismo Brasileiro 2021/informe sobre a situação de cada Secretaria Municipal; tarefas que já podem ser executadas por cada município; a importância do Plano Plurianual (PPA) para o município, dos Conselhos Municipais de Turismo e Plano de Ações para 2021 e 2022.
Também fizeram parte do ciclo de debates assuntos como as orientações sobre o Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, formalizando e legalizando estes prestadores de serviços junto ao Ministério de Turismo. Foi detalhado ainda sobre o Fungetur, que é uma linha de crédito de Capital de Giro destinada às empresas do setor do turismo, com limite de financiamento de até R$30 milhões e o prazo para pagar é de até 60 meses, incluindo carência de até 12 meses.
Por fim, foram debatidos o aces so ao crédito através da AgeRio, a elaboração do Plano Municipal de Turismo, sinalização turística, calendário de reuniões do CitVale e a apresentação Cicloturismo, Projeto Líder Apresentação ABIH RJ Interior. De acordo com a presidente do CitVale, Bhela Santos, apesar da pandemia, as discussões sobre as atividades do setor turismo precisam ser retomadas, com intuito de estruturar e fortalecer cada vez mais o setor. O presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo Almeida, participou do encontro e disse que a crise humanitária será superada conforme o avanço da vacinação.