PORTO REAL
O grupo PSA Peugeot Citroën, com o Polo Industrial Brasil (PIBR) de produção da Citroën, no município de Porto Real, será o responsável pela fabricação do novo veículo da montadora: o C4 Cactus. O anúncio foi realizado pela presidente executiva da Citroën, Linda Jackson, durante coletiva da marca no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, que teve início nesta quarta-feira, dia 8, e segue ate o dia 18. Ela confirmou que o SUV será produzido no Brasil, a partir do segundo semestre de 2018. Uma alternativa da marca francesa para a disputa do segmento de SUVs, tendência no mercado brasileiro.
A intenção da montadora francesa é exportar o C4 Cactus para países latinos, como Argentina, Uruguai, Paraguai e Colômbia. O modelo terá a mesma plataforma de C3, Aircross e dos Peugeot 208 e 2008. Apesar da notícia, a Citroën não revelou detalhes do conjunto mecânico do novo SUV, que pode contar com motor 1.6 de 122 cavalos (etanol) ou 1.6 THP turbo flex de 173 cv (etanol), com câmbio manual ou automático de seis marchas.
Além do C4 Cactus, a Citroën prepara o lançamento do C4 Lounge 2019, que já foi apresentado aos argentinos e que nos próximos dias será também apresentado para a imprensa brasileira. Outras novidades da marca no Salão de Genebra é que pretende produzir o Jumpy, na Rússia e o Novo C3, no Irã.
O Polo Industrial Brasil é uma das 18 fábricas do Groupe PSA em todo o mundo, e foi o primeiro a lançar em 2001 a produção quase simultânea de um modelo de cada marca: o Citroën Xsara Picasso e o Peugeot 206. A flexibilidade das linhas de montagem possibilita a fabricação de diferentes veículos das duas marcas. Atualmente, o Polo Industrial Brasil fabrica o Peugeot 208 e 2008 e os Citroën C3 e Aircross.