Cirurgias Eletivas são retomadas em Porto Real

0

PORTO REAL

As cirurgias eletivas foram retomadas no município. A notícia foi dada nesta sexta-feira, dia 18, pelo secretário de Saúde do município, Luiz Fernando Curty Jardim. Os procedimentos cirúrgicos não urgentes estavam paralisados desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em março.

Segundo Luiz Fernando, as cirurgias eletivas estão no Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis e obedecem todos os protocolos de segurança contra o coronavírus. “Hoje foram realizadas seis vasectomias, uma cirurgia de hérnia e uma colecistectomia (retirada de vesícula biliar). Para este sábado, dia 19, serão feitas dez cirurgias pediátricas”, disse o secretário, informando que os pacientes que estão passando pelos procedimentos cirúrgicos, são avaliados previamente por um médico, além de realizarem um teste rápido para a detecção da Covid-19. “Em caso de diagnóstico positivo para o novo coronavírus, o paciente recebe todas as orientações necessárias para o tratamento da doença. Ele fica impossibilitado de passar pelo procedimento cirúrgico até que tenha essa situação restabelecida”, explicou.

A previsão da Secretaria de Saúde é de que sejam realizados nos próximos dias 141 cirurgias. Entre elas, vasectomia, cirurgia pediátrica, histeroscopia diagnóstica, laqueadura tubária, cirurgia ginecológica, colecistectomia (vesícula) e hérnias. “Estamos realizando as cirurgias eletivas conforme o comportamento da pandemia, ou seja, a oferta dos serviços será ampliada ou reduzida de acordo com a situação do coronavírus no município. Vale ressaltar que estamos priorizando os procedimentos cirúrgicos eletivos que não necessitem de internação ou, caso seja necessária à internação, que aconteça somente pelo prazo mínimo necessário. Isso tudo sempre obedecendo os protocolos de segurança contra a Covid-19, bem como a realização do teste rápido”, avaliou o secretário de Saúde.

error: Conteúdo protegido !