Turismo: Circuito Serrinha de Caminhada acontece neste sábado

0

RESENDE 

O 8º Circuito Serrinha do Alambari de Caminhadas na Natureza será promovido neste sábado, dia 6, na zona rural do município. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. O projeto “Caminhadas na Natureza’ ocorre em parceria com a Anda Brasil – Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão Social. A atividade favorece o turismo e o desenvolvimento do bem-estar, atrelando natureza, atividade física e o conhecimento de paisagens no roteiro da localidade.

O período de inscrições gratuitas , iniciado no dia 17 de junho, terminou na quinta-feira, dia 4, totalizando 200 vagas. A concentração desta edição do circuito está marcada para as 8 horas, na quadra coberta da Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira, na praça principal da Serrinha. A saída será às 9 horas. A caminhada contará com o apoio de outras secretarias municipais, Guarda Civil Municipal, Parque Estadual da Pedra Selada, ambulância e equipe de socorristas do grupo Anjos da Montanha. O percurso será todo sinalizado e, ao seu longo, possuirá monitores voluntários para orientar os participantes.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, o trajeto possui cerca de 10 quilômetros de extensão. O secretário deu orientações sobre a atividade, além de detalhar os principais pontos do roteiro. “O evento é aberto a um público abrangente, de todas as faixas etárias. O caminho é recomendado para pessoas em boas condições físicas e que pratiquem exercícios regularmente. No local da largada, todos os participantes devem assinar a folha de presença e, em seguida, iniciar o aquecimento. Os inscritos seguirão por uma rua de terra em direção ao trutário, que será a primeira parada. Na ocasião, terão a oportunidade de visitar a cervejaria artesanal. Dando continuidade ao roteiro, o próximo ponto será a Trilha do Tatu, que tem aproximadamente 490 metros de extensão com travessia de um pequeno riacho e um trecho de leito de pedras. Depois, haverá uma subida até o Camping Clube do Brasil (CCB). No Camping, os participantes vão prosseguir até a entrada da trilha na mata em direção ao Poço das Esmeraldas”, destacou Tiago Diniz, dizendo que após o CCB, todos retornarão ao ponto de partida.

Tiago Diniz acrescentou que o circuito contribui para fomentar o turismo regional, complementando que a atividade física traz vários benefícios à saúde. “É importante ressaltar que o circuito ajuda a divulgar a região turística, atraindo aventureiros e demais interessados para conhecerem as belezas e riquezas naturais do local. Nos circuitos anteriores, tivemos inscrições oriundas da região Sul Fluminense e da capital carioca. Além do mais, a caminhada colabora para o controle do peso e da pressão arterial, melhoria da mobilidade articular, resistência muscular e o aumento da capacidade física”, ressaltou.

Ele também avisou que os participantes devem levar água e lanches dentro de uma mochila, além de estarem com vestimentas adequadas para a atividade socioesportiva.

O PROJETO

A ideia do “Caminhadas na Natureza” surgiu na França após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de incentivar as atividades comerciais no interior das províncias e na periferia das grandes cidades destruídas no período. O projeto – credenciado pelo IVV (Internacionaler Volksporter Verbunder), com sede na Alemanha – acontece em mais de 6 mil circuitos em 39 países do mundo. No Brasil, em 2006, foi fundada a Anda Brasil, no Estado do Rio de Janeiro.

A entidade não governamental organiza e cadastra os eventos nacionais, sendo que, atualmente, existem mais de 500 circuitos credenciados em todo o País. Em Resende, já foram realizadas sete edições desta caminhada na APA da Serrinha do Alambari, entre 2011 e 2016. No dia 4 de maio, ainda foi promovido o 1º Circuito Visconde de Mauá.

error: Conteúdo protegido !