BARRA DO PIRAÍ
Barra do Piraí vai receber, nesta semana, o projeto Cinema Itinerante, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Barra do Piraí. As sessões são gratuitas e abertas ao público, com programação voltada principalmente para o público infantil.
As exibições acontecem nos dias 6 e 7 de novembro, às 18h, no Colégio Nilo Peçanha (Rua Antônio da Silva Brinco, nº 967, bairro Oficina Velha). Em seguida, o projeto segue para o Ginásio Poliesportivo Alexandre dos Santos, na rua Valdomiro Raimundo, bairro Coimbra, com novas sessões nos dias 8 e 9 de novembro, também às 18h.
O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Gabriel Barbosa, destaca o caráter democrático da ação.“É um projeto que leva uma programação de cinema para os bairros, voltada ao público infantil. A proposta é democratizar o acesso à cultura e fazer com que as crianças possam vivenciar a experiência do cinema bem pertinho de casa”, afirmou.
O público poderá assistir a duas animações brasileiras que unem aventura, humor e mensagens sobre amizade e preservação ambiental. Brichos é um longa-metragem de animação brasileiro de 2007, dirigido por Paulo Munhoz e produzido pelo estúdio Tecnokena. A história acompanha Tales, Jairzinho e Bandeira, adolescentes da Vila dos Brichos, uma comunidade que reúne diversas espécies da fauna brasileira. Entre jogos e confusões, eles acabam descobrindo segredos do passado da vila e um mistério escondido na floresta.
Brichos 2: A Floresta é Nossa é continuação da saga que mostra os moradores da Vila dos Brichos enfrentando a ameaça de investidores internacionais dispostos a destruir a floresta. Unidos pela coragem e pelo bom humor, os personagens encaram uma jornada por diferentes terras para proteger o meio ambiente e suas origens.
O Cinema Itinerante é gratuito e aberto ao público, com apresentações artísticas e exibições de filmes nacionais em diversos municípios fluminenses. A proposta é promover a circulação da cultura e ampliar o acesso da população ao cinema brasileiro.