Cinema da Praça em Paraty é restaurado e tem reinauguração marcada para o dia 19

0

O antigo cinema de Paraty instalado em um sobrado na Praça da Matriz está de volta. A inauguração será nesta quinta-feira às 20 horas. O Cinema da Praça restabelece aos moradores seu cine, inteiramente restaurado e reformado, com equipamento de cinema digital de alta qualidade.

O Cinema da Praça reestreia, assim, como um espaço cultural público, com uma sala de projeção de 80 lugares, com mobiliário que permite múltiplos usos. O espaço vai acolher – além de uma programação de qualidade, contemplando a diversidade do cinema e seus públicos – uma sala para leitura e pesquisa com acervo bibliográfico e multimídia, e uma sala multiuso destinada à formação em todos os aspectos do cinema e audiovisual, tendo como prioridade os jovens.

O arquiteto Marinho Velloso, que assina o projeto destaca que a reforma e adequação do espaço tiveram recursos captados junto a Petrobras. As obras iniciaram em junho de 2016. “O sobrado carrega uma atmosfera de liberdade e potencial de uso, por sua integração espacial e múltiplas camadas de história nas paredes de tijolos aparentes. Manter essas características, pertinentes a um equipamento público de cultura em uma cidade como Paraty, foi o que balizou todo o projeto”, diz.

O casarão passou pela primeira reforma em 1930, quando foi transformado em sobrado para abrigar o Cine São Jorge. O lugar era mais conhecido como o ‘cinema do seu Pedro’, funcionando de forma mais ou menos atribulada, até meados dos anos 1970.  Fechado ou tendo outras destinações durante as décadas seguintes foi adquirido pela prefeitura, que em 2015 iniciou o processo de revitalização.

Segundo a prefeitura, concluídas as primeiras fases da restauração, no segundo semestre de 2017, a obra seguiu para a conclusão, cumprindo as etapas do paisagismo, compra de mobiliário e equipamentos – com recursos captados junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), para a fase final.

CINEMA DA PRAÇA

O Cinema da Praça é uma iniciativa da Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação Paraty Cultural, com patrocínio da Petrobras, do Ministério da Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Governo Federal; do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, apoio do BNDES e da Comunitas.

Programação do primeiro fim de semana faz homenagens a Nanda Costa e Luiz Carlos Lacerda

A festa na Praça da Matriz terá coquetel com Ciranda, presença das autoridades e da Banda Santa Cecília. Na sala de exibição de 80 lugares, de portas abertas, será exibido um documentário institucional, produzido pelo coletivo Ocupação 16, com depoimentos de moradores que viveram a época do antigo cinema, de jovens da cidade, falando do futuro, e cenas da obra que levou três anos para ser concluída.

Na programação do fim de semana, destacam-se o curta-metragem Julio Paraty, documentário do cineasta Luiz Carlos Lacerda, o ‘Bigode’ exibido na sexta-feira, às 20 horas, sobre a trajetória do artista plástico paratiense. O evento homenageia o cineasta que mais filmes fez em Paraty. A seguir, às 21h30min, o cinema apresenta a pré-estreia nacional do longa Correndo Atrás (2018), do diretor Jeferson De, que está entre os finalistas do 46º Festival de Gramado.

A atriz Nanda Costa, nascida em Paraty, estará presente no evento em sua homenagem, na noite do sábado, às 21h30min, quando será exibido o longa Sonhos Roubados (2009), dirigido por Sandra Werneck, baseado no livro-reportagem da jornalista Eliane Trindade, em que ela interpreta a prostituta Jessica. No domingo, às 20 horas, a homenagem continua, com o filme Entre Irmãs (2017), de Breno Silveira, com Nanda no papel da corajosa Luzia.

Duas outras atrizes de Paraty participam dessa noite especial: Bianca Paraty apresenta a performance “O vermelho do meu rosto”, e Laura Prado é a protagonista do curta Sueli (2018). Baseado em fatos reais, aborda a história de uma empregada doméstica que abdicou de 35 anos de sua própria vida, família, filhos e netos na cidade em que nasceu, para trabalhar para outra família que se muda para o Rio de Janeiro.

Confira a programação completa:

Quinta

20 horas – Festa na praça com a presença das autoridades, com a presença da Banda Santa Cecilia e coquetel com Ciranda.

Sala de exibição de portas abertas: documentário institucional com o Antes, Durante e Depois da reforma e revitalização do Cinema da Praça, incluindo depoimentos de moradores antigos (memória) e jovens (futuro), além de trailers de filmes da programação que seguirá.

Sala multiuso: exposição sobre as realizações e projetos em andamento da Secretaria Municipal de Cultura;

Sexta

14 horas – Jonas e o circo sem lona (Vitrine, 2016, 1h22)

16 horas  – Malasartes (Paris Filmes, 2017, 1h50)

18 horas – Mulheres alteradas (Paris Filmes, 2018 – 1h35)

20 horas – Julio Paraty (curta 26′), de Luiz Carlos Lacerda

21h30min – Correndo atrás (2018, pré-estreia nacional), de Jeferson De

Sábado

14 horas – Minúsculos (Paris Filmes, 2015, 1h28)

16 horas – Power Rangers (Paris Filmes, 2017, 2h04)

18h30min – O filme da minha vida (Vitrine BNDES, 2017, 1h53)

20h30min – Performance  “O vermelho do meu rosto” (15′), com a atriz paratiense Bianca Paraty

21h15min – Sueli (curta, 20′), de Christian Monassa, com a atriz paratiense Laura Prado

22 horas – Sonhos Roubados (Cineluz, 2010,1h30), de Sandra Werneck, com a presença de Nanda Costa

Domingo

14 horas – Peixonautas (Riofilme, 2018, 1h27)

16 horas – Encantados (Riofilme, 2017,1h18)

18 horas – Baseado em fatos reais (Paris Filmes, 2018, 1h41)

20 horas – Entre irmãs (Conspiração, 2017, 2h40), de Breno Silveira

Deixe um Comentário