VOLTA REDONDA
Resgatar o prazer do cinema entre os idosos abrigados em instituições de Volta Redonda. Este é o principal objetivo do projeto “Cine Memória”, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), que nesta semana beneficiou três asilos do município. As exibições de “Mazzaropi – O Grande Xerife” alcançaram quase cem idosos, que se divertiram com a comédia de 1972, comendo pão de queijo e bebendo guaraná.
De acordo com o secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, levar cultura e lazer para dentro dos asilos e promover a integração desses idosos é a ideia. “Fizemos uma seleção de filmes antigos, que remetem à época em que essas pessoas frequentavam as salas de cinema”, explicou Anderson, lembrando que as comédias de Mazzaropi eram unanimidade no seu tempo.
No filme, que abriu o “Cine Memória”, Mazzaropi é Inácio Pororoca, chefe do correio local. Inácio é o morador mais antigo da cidadezinha Vila do Céu e conhece muito bem a vida de todos, principalmente a do prefeito e a do gerente do banco. Um dia, chega na cidade o bandido João Bigode, disfarçado de padre, para acabar com a raça do xerife. Depois do assassinato, o bandido, por brincadeira, nomeia o carteiro Inácio como xerife.
A história simples, contada em cerca de uma hora e meia, arrancou risadas do público e alcançou o objetivo. Dona Elza Minozzi de Mayor, de 97 anos, contou que na juventude gostava muito de ir ao cinema. “Confesso que preferia os filmes românticos, mas, hoje em dia, qualquer gênero me distrai”.
Seu Luiz Bernardo da Silva, com 83 anos, lembrou de quando ia ao cinema para ver as fitas de “Bang Bang” com o velho oeste como cenário. “Mas gostava dos romances também”, ressaltou, falando que adorou a oportunidade de assistir ao filme e que foi um programa diferente para a tarde no asilo.
João Espíndola da Silva Filho, de 64 anos, também aprovou a iniciativa da prefeitura. “Quando era jovem, nos finais de semana, eu e meu irmão nos arrumávamos e partíamos para o Cine 9 de Abril. Víamos qualquer filme, mas sempre fui muito fã de Bruce Lee, um mestre das artes marciais”, recordou.
Os três idosos vivem no Asilo Lar dos Velhinhos, no Monte Castelo, que recebeu o “Cine Memória” na tarde dessa quinta-feira, 26; nesta sexta-feira, 27, o projeto beneficiou os abrigados do Asilo da LBV (Legião da Boa Vontade) – Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur, no Santa Rita do Zarur; e os idosos do Asilo Dom Bosco – ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) João Miguel da Silva.
Na próxima semana, o “Cine Memória” chega ao Centro Dia do Idoso, equipamento da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), no Aterrado, onde os idosos passam o dia e participam de atividades, buscam a autonomia, a inclusão social, o pertencimento comunitário e mais qualidade de vida.