VOLTA REDONDA
Na tarde desta sexta-feira, dia 16, os estudantes do ensino médio do CIEP Jiulio Caruso, iniciaram atividades voltadas às questões ambientais da região do bairro Santo Agostinho e bairros vizinhos. O convidado para a aula foi o coordenador do Movimento Ética na Política (MEP), José María da Silva, o Zezinho. “Convidamos o Zezinho para a roda de conversa inicial com o intuito de provocar nos estudantes olhares socioambientais para a nossa cidade, e especial para o bairro onde a maioria deles residem. A exposição do Zezinho e os trabalhos em grupos apontaram bons caminhos para a próxima etapa dos trabalhos. Foi muito positivo”, falou a professora Célia Cleto, responsável pelo projeto socioambiental.
A exposição de forma dinâmica pontuou na linha do tempo a evolução, avanços e recuos na percepção da sociedade dos temas ambientais no planeta e em Volta Redonda. No recorte, a partir da ECO 92, até a COP 30, a ser realizada em Belém, no final do ano. Os espaços geográficos de Volta Redonda ganharam destaque, e dentre eles o Rio Paraíba do Sul, montanha de escória, Pedreira da Voldac, Zoológico, Fazenda do Ingá, foram lembrados nos debates.
Dos olhares para os passos concretos
Dos três grupos de estudantes, surgiram propostas para trabalhos de campo no entorno do CIEP e na proximidade das margens do Rio Paraíba do Sul.
“A participação e a criatividade dos estudantes nos deixaram animados. Nas propostas para o trabalho de campo, já pensando na nossa ‘Feira Socioambiental’ eles sugeriram – mapeamento das espécies de aves e árvores do bairro, utilizando tecnologia digital; levantamento dos locais onde acumulam mais resíduos no bairro e avaliar a criação de pontos de coletas de reciclados; levantar dados da situação das margens do Rio Paraíba do Sul na região do bairro Ilha Parque”, resumiu a professora Célia Cleto.
Bernadete Aparecida de AlmeidaxAlves , diretora adjunta do CIEP, agradeceu a colaboração do MEP, junto com a professora Célia, estavam os professores Hugo Leonardoe Felipe. Pedro Paulo Vidal, coordenador socioambiental do MEP, justicou ausência por está em audiência com MPF sobre questões ligadas à poluição da CSN.