a voz da cidade presencial 2025

CIEP Jiulio Caruso inicia ações ambientais no Santo Agostinho e bairros vizinhos

O convidado para a aula desta sexta-feira, dia 16, foi o coordenador do MEP, José María da Silva, o Zezinho

Por Roze Martins
whatsapp image 2025 05 17 at 13.01.45
728x70 gratidao

VOLTA REDONDA

Na tarde desta sexta-feira, dia 16,  os estudantes do ensino médio do CIEP Jiulio Caruso, iniciaram atividades voltadas às questões ambientais da região do bairro Santo Agostinho e bairros vizinhos. O convidado para a aula foi o coordenador do Movimento Ética na Política (MEP), José María da Silva, o Zezinho. “Convidamos o Zezinho para a roda de conversa inicial com o intuito de provocar nos estudantes olhares socioambientais para a nossa cidade, e especial para o bairro onde a maioria deles residem. A exposição do Zezinho e os trabalhos em grupos apontaram bons caminhos para a próxima etapa dos trabalhos. Foi muito positivo”, falou a professora Célia Cleto, responsável pelo projeto socioambiental.

A exposição de forma dinâmica pontuou na linha do tempo a evolução, avanços e recuos na percepção da sociedade dos temas ambientais no planeta e em Volta Redonda.  No recorte, a partir da ECO 92,  até a COP 30, a ser realizada em Belém, no final do ano. Os espaços geográficos de Volta Redonda ganharam destaque, e dentre eles  o   Rio Paraíba do Sul, montanha de escória, Pedreira da Voldac, Zoológico, Fazenda do Ingá, foram lembrados nos debates.

Dos olhares para os passos concretos


Dos três grupos de estudantes, surgiram propostas para trabalhos de campo no entorno do CIEP e na proximidade das margens do Rio Paraíba do Sul.

“A participação e a criatividade dos estudantes  nos deixaram animados.  Nas propostas para o trabalho de campo, já pensando   na nossa ‘Feira Socioambiental’ eles sugeriram  – mapeamento das espécies de aves e árvores  do bairro, utilizando tecnologia  digital; levantamento dos  locais  onde acumulam mais resíduos no bairro e  avaliar a criação de   pontos de coletas de reciclados; levantar dados da situação das margens do Rio Paraíba do Sul na região do bairro Ilha Parque”, resumiu a professora Célia Cleto.

Bernadete Aparecida de AlmeidaxAlves , diretora adjunta do CIEP, agradeceu a colaboração do MEP,  junto com a  professora Célia, estavam os professores Hugo Leonardoe  Felipe. Pedro Paulo Vidal, coordenador  socioambiental  do MEP, justicou ausência  por está  em audiência  com MPF sobre questões ligadas à  poluição da CSN.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos