QUATIS
O Ciep 492 Municipalizado – Marciana Machado d’Elias, localizado no bairro Nossa Senhora do Rosário, passou a ser autossustentável em energia elétrica. O anúncio foi feito pelo prefeito Aluísio d’Elias, que visitou a unidade escolar, recentemente, acompanhado dos secretários de Infraestrutura, Israel Cunha e de Educação, Ivone Bento. A prefeitura terminou a instalação de novas placas fotovoltaicas para a captação de energia solar.
Segundo Aluísio, o novo recurso é utilizado para converter a energia solar fotovoltaica, isto é, a energia dos raios solares, em energia elétrica. “Agora, o Ciep Municipalizado passará a adotar a nova iniciativa que tem como objetivo gerar mais economia, além de contribuir para o meio ambiente, através da utilização de uma energia mais limpa e renovável. Com a novidade, a prefeitura avança para transformar Quatis em uma cidade mais sustentável e pensando no futuro”, disse o prefeito que acompanhou a instalação os serviços de instalação dos painéis ao lado dos secretários e do diretor do Ciep 492 Municipalizado – Marciana Machado d’Elias, Marcelo Fonseca.
Por sinal, Marcelo Fonseca, disse que a instalação das placas fotovoltaicas era uma reivindicação antiga de toda a comunidade escolar. “Esse é um projeto que a gente já estava há algum tempo batalhando e essa nova gestão do prefeito Aluísio nos apoiou, comprou nossa ideia. E agora o Ciep pode dizer que também tem a sua energia limpa e um ambiente sustentável. Estamos caminhando com todos aqueles que conseguem enxergar o futuro. Porque o futuro é esse, com uma energia limpa e um ambiente sustentável. E a educação também tem que fazer parte disso”, ressaltou o diretor.
“A mola propulsora do município é a educação. E através da educação e de um ambiente sustentável e de um município sustentável, a gente vai alcançar uma cidade melhor para todos os nossos moradores. Isto faz parte do nosso plano de governo”, comentou Aluísio.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Israel Cunha, a compensação para que o Ciep se torne mais sustentável funciona os painéis solares vão captar energia solar transformando em energia elétrica, fazendo com que o Ciep seja autossustentável. “Toda energia aqui produzida vai ser transportada para a rede da concessionária. Tudo o que o Ciep produzir vai ser abatido do consumo que vem através dessa rede. É uma compensação. A gente tem certeza que aqui vai produzir muito mais do que o Ciep consome, fazendo com que a energia do Ciep seja praticamente zerada”, informou.