Cidades da região sofrem transtornos com fortes chuvas

Por Carol Macedo

SUL FLUMINENSE

Uma forte chuva atingiu várias cidades da região na madrugada da última segunda-feira, dia 7, e provocou transtornos na região. O Rio Barra Mansa transbordou e causou alagamentos em vários bairros do município como, Nova Esperança, Boa Sorte, Santa Clara, Bocaininha e Vila Coringa. Em Volta Redonda os bairros Vila Brasília, Belo Horizonte, Retiro e Padre Josimo também sofreram com o temporal. Já em Resende, a chuva causou alagamentos de casas, ruas e quedas de árvores. No distrito Engenheiro Passos, 25 moradias foram alagadas. Houve registros de alagamentos e quedas de árvores também em Itatiaia.

A cidade mais afetada pelo temporal foi Barra Mansa, na qual registrou o acúmulo de 60 mm de chuva. Até o momento, foi notificado um deslizamento de terra no bairro Bocaininha, em que um imóvel foi interditado, e a queda de um barranco que atingiu a garagem de uma casa, na Vila Coringa, mas sem necessidade de interdição.

A prefeitura informou que um efetivo de 80 profissionais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) se dividiu e iniciou o serviço de limpeza nos bairros já nas primeiras horas da manhã.

Já em Volta Redonda foram contabilizados 55mm de chuva. O Rio Paraíba do Sul estava em torno de 40cm acima do nível normal.

De acordo com informações da prefeitura, técnicos da Defesa Civil atenderam seis ocorrências pela manhã, dentre elas, foram verificados problemas como infiltração, estrutura de imóvel comprometida e o desabamento de um escadão.

Segundo a Defesa Civil, em Resende choveu 48,8mm em seis horas ininterruptas. Também ocorreram alagamentos nos bairros Cidade Alegria; Manejo; Vila Julieta, onde também foi registrada a queda de uma árvore e no distrito de Engenheiros passos, onde 25 casas foram alagadas e a água chegou a invadir cerca de 50 centímetros de altura e 1,20m em outros pontos. Não há registros de desalojados ou desabrigados. Além disso, o órgão realizou vistoria nos imóveis e concluiu não haver a necessidade de interdições ou remanejamento de moradores dos locais atingidos.

Em Itatiaia, em uma hora foram registrados 40mm de chuva, o que é considerado um nível moderado de alerta, causando deslizamento de terra no bairro Vila Esperança e rompimento de cabos de energia elétrica no bairro Paineiras. Não houve vítimas e nem desalojados.
Conforme informação, a equipe da Defesa Civil, em  parceria com a Guarda Civil Municipal estiveram no local.

PREVISÃO

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é responsável por períodos de enchentes e chuvas fortes, deve atuar sobre o estado do Rio de Janeiro, pelo menos até o próximo sábado, dia 12, provocando diversos episódios de chuva intensa e volumosa em várias cidades do Sul Fluminense.

EMERGÊNCIAS

Para solicitar ajuda em caso de desastres devido a chuva, os moradores devem entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone 199. Em Barra Mansa também foram disponibilizados os números 193, 192 e (24) 99834-3603 (WhatsApp) em caso de emergência. Já o volta-redondense, para ter acesso aos alertas da Defesa Civil, é necessário realizar um cadastro, enviando um SMS para o número 40199, apenas com o número do CEP de sua residência. A partir daí, o usuário passa a receber os alertas pelo celular, sobre riscos de desastres naturais. Esse serviço é gratuito.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos