SUL FLUMINENSE
Através do edital Esse Tal de Rock ‘N’ Roll e do patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, o guitarrista e vocalista Figurótico acompanhado do baixista Eduardo Pança e baterista Marcelo Teteu realizou o projeto “Vivendo e Sobrevivendo do Rock”, no qual faz um passeio pelo repertório dos seus 3 discos autorais lançados: “Mamãe eu quero voltar no tempo” de 2006, “Nos bastidores da falácia” de 2012 e “Arquitetura Noturna” de 2021, além de apresentar composições inéditas ao público.
O projeto prevê apresentações em três cidades diferentes, sendo duas delas gratuitas em Barra Mansa (4 de abril) e no distrito Ipiabas, em Barra do Piraí (5 de abril), e outra em espaço fechado, em Volta Redonda, (22 de março), com participação do guitarrista Sérgio Serra, que já tocou com diversos nomes do rock nacional e MPB como Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Barão Vermelho e Cássia Eller, e que apresentará os grandes sucessos de sua carreira.
Figurótico diz que “Dos maiores prazeres que a vida na música pode proporcionar, sem dúvidas, é o de compor canções, gravá-las e depois apresentá-las ao vivo. Criar uma conexão com o público que se identifica com o que você está tocando/cantando e assim deixar memórias na vida das pessoas. Quando temos essa oportunidade de podermos fazer um show completamente autoral é quando nos sentimos mais vivos.”
O último lançamento do grupo contou com a luxuosa participação de Bruno Gouveia, do Biquini Cavadão, na música “Pois é, Poesia”, disponível em todas as plataformas digitais e com vídeo clip no YouTube.
“A música autoral desempenha um papel fundamental na renovação e evolução da cena musical em qualquer lugar do mundo. Ela é essencial para evitar a estagnação e manter a vitalidade da música; traz novos sons e ideias que desafiam as convenções existentes, revitalizando o interesse do público e mantendo a cena musical vibrante e relevante.” complementa Alexandre Braz, o Xan, Produtor Musical do projeto.
“Meu primeiro ídolo na guitarra foi Sérgio Serra. Estive na primeira fila do Canecão, aos 12 anos, em 1987, junto com meu irmão Eduardo Pança, na ocasião do lançamento do disco “Sexo!!” do Ultraje a Rigor. Muitos anos depois, já quando vivia de música há décadas, pude conhecer o Serginho pessoalmente abrindo um show pro Ultraje, em Volta Redonda. A partir dali passamos a ter contato. Serginho é um guitarrista único, incendiário, e poder recebê-lo no palco será um momento pra guardar no coração, uma realização”, diz Figurótico.
O Projeto também conta com uma atividade de formação composta por dois Workshops sobre rock e carreira independente, totalmente gratuitos, voltado para músicos e estudantes de música, com interesse especial em atender instituições sociais, escolas de ensino de música, além do público de modo geral, tudo apresentado de forma simples, didática e com acompanhamento de intérprete de libras.
“É uma forma de quebrar uma barreira e aproximar o público do artista, abrindo um diálogo, dando oportunidade às pessoas que tenham interesse em conhecer o processo criativo de composição de uma banda de rock além de apresentar os desafios de uma carreira independente e como sobreviver de música no Brasil”, diz Cris Ribeiro, Produtora Executiva do Projeto.
Sobre a banda
Formada no ano de 2001, em Barra Mansa, a banda Figurótico está completando 24 anos de atividade esse ano. Já são mais de 2, 5 mil shows realizados nessas duas décadas por todo o estado do Rio. O power trio faz um rock nacional, devido à forte influência do BRock. Em todas as músicas a guitarra entrega e desenha a melodia para a precisa e pulsante pegada do baixo e bateria.
Já participaram da abertura de shows de grandes nomes da música nacional como Os Paralamas do Sucesso, Nando Reis, Titãs, Ultraje a Rigor, Lobão, Skank, Ira!, Biquini Cavadão; como também tiveram como convidados no palco para shows juntos: Sérgio Britto (Titãs), Rodrigo Santos (ex-Barão Vermelho), Digão (Raimundos), Gustavo Corsi (Leoni, Marina Lima, Paula Toller), Luana Camarah e Tacy de Campos.
No ano de 2007 realizaram a apresentação mais inusitada da carreira: tocaram na calçada do Maracanã no dia do The Police, saindo nos principais jornais do país. Em 2014 o vocalista e guitarrista Figurótico foi convidado a participar do DVD de 30 anos do Biquíni Cavadão e excursionou com a banda como guitarrista de apoio, fazendo um total de 115 shows.
Vivendo e sobrevivendo do Rock
Shows
Volta Redonda – 22 de março, 23 horas – Com Sergio Serra – Ingressos Limitados a Preços Populares
Piano’s Bar Embaixador – Travessa Luís Antônio Félix, 40 – Centro – Volta Redonda
Barra Mansa – 4 de abril, 21 horas – Grátis
Clube Municipal – R. Juiz Antônio Ciani, 91 – Centro, Barra Mansa
Barra do Piraí – 5 de abril, 21 horas – Grátis
Praça Irineu Mendonça – Ipiabas
Workshop Rock e Carreira Independente
21 de Março, 17 horas – Grátis/Vagas Limitadas
Instituto Musical Rogério Valente – R. Oitenta e Dois, 191 – Rústico, Volta Redonda
24 de Março, 19 horas – Grátis/Vagas Limitadas
Setas Studio – R. Bernardino Inácio Silva, 430, Subsolo – Centro, Barra Mansa
Ficha técnica
Figurótico – Voz, Violão e Guitarra
Eduardo Pança – Baixo
Marcelo Teteu – Bateria
Sérgio Serra – Guitarra e Voz
Xan Braz – Produtor Musical e Social Media
Cris Ribeiro – Produtora Executiva
Coordenação Geral: Laboratório Produções Artísticas
Informações: (24) 98801-2080