Cidades da região com olhares mais atentos para a população em situação de rua no período de frio

0

BARRA MANSA/VOLTA REDONDA
Todo ano é a mesma coisa. O período mais frio do ano chega e com ele as ações em prol aos moradores em situação de rua. As duas cidades dispõem de atendimento oferecidos pelas prefeituras. São trabalhos diversos e convencimento a essas pessoas para receber atendimento.
Na região, durante esta semana, as temperaturas não devem passar dos 25°C. Sendo assim, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, disponibiliza um trabalho de acolhimento e orientação para quem mais precisa. As ações em prol dos moradores em situação de rua são realizadas no Centro POP e no Abrigo Municipal.
ATENDIMENTO CENTRO POP DE BM
Segundo explicou o coordenador do Centro POP, Sérgio Soares de Sena, o atendimento a essa população é feito de vários modos. Disse que, primeiramente, o Centro POP realiza uma avaliação para verificar se o morador de situação se encaixa no perfil para ser encaminhado para o Abrigo. Se ele é munícipe de Barra Mansa, se está realmente em situação de rua, há quanto tempo está assim e se não possui familiares na cidade. “Atualmente temos mais de 40 pessoas atendidas diariamente na unidade. Eles podem tomar café, tomar banho, trocar de roupa, usar a área de convivência para descansar e dormir, além de regularizar documentos”, explicou o coordenador.
Infirmou ainda o coordenador que, com o início do período mais frio do ano, o trabalho será reforçado em breve com o “Abrigo de Inverno”. A equipe do Centro POP vai realizar abordagens entre 18h30min e 19h30mon nos pontos da estação ferroviária e na frente do Restaurante Popular, no Centro, e na Praça das Nações, no Ano Bom. “Mais de 80% do público atendido no local é composto por homens e, caso a população tenha interesse em doar roupas para a estação mais fria, pode se dirigir à unidade, que se situa na Rua Oscar da Silva Marins, 52, no Centro. O telefone para outras informações é o (24) 3020-0272”, informou o coordenador do Centro Pop.
ABRIGO EM BARRA MANSA
De acordo com a coordenadora da unidade, Rosângela Nogueira Santana da Silva, após triagem realizada pelo Centro POP, os moradores são encaminhados para o Abrigo Municipal Mário Pinguilim. Destacou que a maioria dos moradores que está em situação de rua quer sair dessa vida. “No mês de abril estávamos com 22 acolhidos. Eles se propuseram a ir para o abrigo para retomar sua vida fora da rua e resgatar o vínculo com os familiares ou pessoas com quem têm vínculo afetivo”, relatou Rosângela Nogueira.
É importante ressaltar que o trabalho é feito de forma integrada com Centro POP, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), dependendo da do caso de cada morador. “O abrigo passa a ser a residência temporária deles. Nós trabalhamos a autonomia de cada um até haver o momento de desacolhimento. Antes de estarem na rua eles tinham uma vida, emprego. Este ano nós já tivemos alguns exemplos bem sucedidos, como o de um senhor de 61 anos. Através de pesquisa nós conseguimos verificar que havia uma reserva financeira e um terreno em seu nome. Dessa forma foi possível construir uma casa no bairro Vista Alegre onde hoje ele mora atualmente”, ressaltou a coordenadora, lembrando que o Abrigo Municipal fica localizado na Rua São Vicente de Paula, 508, no bairro Siderlândia. Outras informações podem obtidas pelo telefone (24) 99844-0095.
REDE MUNICIPAL DE ATENDIMENTO EM VR
Em Volta Redonda, a população em situação de rua também tem atendimento no período de temperaturas baixas. A cidade possui uma Rede Municipal de Atendimento à essa população estruturada, considerando o fluxo de pessoas utilizando os logradouros públicos como moradia temporária ou em trânsito.
Entre os equipamentos que compõem a rede de assistência, estão o Centro Pop, o Serviço de Abordagem, Abrigo Municipal Seu Nadim, a parceria com o abrigo SOS, além de o município oferecer passagem para que o migrante volte para a sua cidade de origem. O Serviço Especializado em Abordagem social funciona todos os dias, das 8 às 20 horas. O telefone de plantão é o 24 98143-0097. O Centro Pop funciona na Avenida Deputado Geraldo de Biasi, 298, bairro Aterrado. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. Para o atendimento telefônico o contato é o 3339-9616. Já o Abrigo Municipal Seu Nadim funciona na Rua 560, s/nº, no bairro Nossa Senhora das Graças. O serviço de acolhimento é de 24 horas. O telefone para contato é o 3339-9612.