SUL FLUMINENSE
Os municípios de Pinheiral, Volta Redonda e Mendes, celebram nesta terça-feira, 23, o Dia de São Jorge com uma programação repleta de missas, procissões e momentos de fé. A informação foi dada pela Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda informou nesta terça-feira, dia 22. O santo, um dos mais venerados do cristianismo, é símbolo de coragem e resistência, e atrai centenas de fiéis em busca de proteção, bênçãos e renovação espiritual.
Em Pinheiral, as homenagens ocorrem na Comunidade São Jorge e seguem até o dia do padroeiro. Nesta terça-feira, a missa acontece às 19h30min. Na quarta-feira, dia 23, a Santa Missa às 18 horas com procissão saindo da Comunidade São Sebastião em direção a Comunidade Nossa Senhora Aparecida.
Já em Volta Redonda, duas comunidades promovem celebrações intensas: a Comunidade São Jorge, no bairro Padre Josimo, realiza hoje, missa, às 19 horas e amanhã, também às 19 horas. A Comunidade Nossa Senhora de Lourdes e São Jorge, no bairro 249, oferece três missas nesta quarta-feira, às 7 horas, às 10 horas, presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Henrique e às 19 horas.
Em Mendes, a Comunidade São Jorge celebra o tríduo desde o dia 21, com encerramento no dia 23, às 19 horas.
Segundo a diocese, as celebrações buscam manter viva a tradição local e reforçar os laços comunitários.
Devoção
A devoção a São Jorge, cuja figura está associada à luta do bem contra o mal, ultrapassa fronteiras religiosas e culturais. A imagem do guerreiro montado em um cavalo branco e enfrentando um dragão simboliza a coragem necessária para enfrentar os desafios da vida com fé e perseverança.
Segundo historiadores, São Jorge foi um mártir cristão do século IV, morto por sua fé. Seu culto começou na Palestina e logo se espalhou pelo mundo. A simbólica luta contra o dragão inspirou conversões e consolidou sua imagem como defensor dos cristãos.