VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) firmou uma parceria com a rede brasileira de cinemas, Cine Araújo, para exibição de um trailer sobre o monitoramento por câmeras de Volta Redonda, o projeto “Cidade Monitorada”. Antes do início de todos os filmes nas salas localizadas no Shopping Park Sul, um vídeo de pouco mais de um minuto de duração é exibido, mostrando o funcionamento do sistema que auxilia desde a mobilidade urbana até a resolução de crimes.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, explicou que o objetivo é aproximar o cidadão de bem das forças de segurança pública, facilitando as ações dos órgãos na cidade e gerando maior sensação de segurança. “Voltamos às telas do cinema, dessa vez com a inclusão do sistema de reconhecimento facial. Queremos mostrar como funciona o projeto ‘Cidade Monitorada’, que conta com câmeras espalhadas por toda a cidade, registrando ruas, praças, acessos, patrimônios públicos e escolas. Mais informações à população, objetivando gerar mais confiança e sensação de segurança, além de redução criminal. O nosso compromisso é fortalecer a segurança e promover ações que demonstrem que em Volta Redonda não há impunidade”, disse Coronel Henrique, agradecendo ao Cine Araújo pela parceria em torno de uma cidade mais segura.
VÍDEO INSTITUCIONAL
O vídeo institucional mostra como funciona o sistema de monitoramento, que hoje conta com 1.700 câmeras espalhadas por toda a cidade. Os equipamentos são responsáveis por monitorar as entradas e saídas da cidade, os bairros, centros comerciais, patrimônios públicos, escolas e atualmente possuem o sistema de reconhecimento facial, identificando e ajudando na retirada das ruas procurados pela Justiça e até na localização de pessoas desaparecidas.
Coronel Henrique lembrou que a integração entre as forças de segurança e o emprego da tecnologia têm trazido resultados positivos e consistentes, mas reforçou que a participação ativa da população é um diferencial. “A população tem tido um papel essencial para o sucesso das ações da segurança pública em Volta Redonda. A participação das pessoas vem aumentando a cada dia, porque elas confiam no trabalho sério que vem sendo desenvolvido. Importante ressaltar que em casos de crimes, as pessoas devem ligar imediatamente para o 190, da Polícia Militar, ou para o 153, da Guarda Municipal, para que possamos acessar as câmeras e auxiliar. Isso aumenta as chances de sucesso na responsabilização dos crimes. Confiem na Segurança Pública, porque não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade”, finalizou Coronel Henrique.