Cidade de Quatis é inserida em novo Mapa do Turismo Brasileiro

0

A cidade acaba de ser inserido no Mapa do Turismo Brasileiro, ao todo são 3.285 municípios brasileiros participantes da iniciativa, cuja relação de cidades brasileiras pelo Governo Federal foi divulgada este mês no diário oficial da União. O município se encontra na categoria D, que reúne as cidades com potencialidades para o desenvolvimento do turismo regional e outras ações visando o incremento deste segmento enquanto atividade econômica e a geração de renda.

Entre os atrativos turísticos de Quatis, podem ser destacados a Fonte de Água Natural Antônio Jacinto Sampaio Filho, mais conhecida como Biquinha, de onde o povoado que deu origem à cidade se expandiu; a Feira da Roça, realizada no segundo e quarto domingo do mês, e na qual, além da apresentação de shows regionais, se destacam a venda de produtos da roça, artesanato, biscoitos e mel, entre outras mercadorias típicas; a estação ferroviária do bairro São Benedito; os casarões do século XVIII, principalmente no distrito de São Joaquim; as igrejas históricas; o horto de proteção ambiental; as represas e as cachoeiras.

Para o prefeito Bruno de Souza (PMDB), a inserção de Quatis só dá motivos para melhorias na gestão. “É um fator determinante para que a administração municipal continue realizando gestões no sentido de ampliar os investimentos públicos na área do turismo, dentro da determinação da prefeitura em valorizar também outros setores da economia da cidade”.

Ele lembrou que a agropecuária lidera com larga vantagem o ranking de atividades principais da economia do Município, seguida pelo ramo das pequenas e médias empresas, incluindo os estabelecimentos comerciais. No seu entendimento, Quatis têm atrativos naturais e um patrimônio histórico que confirmam a viabilidade dos investimentos no turismo.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Rosina Porto, acrescenta que a inserção de Quatis no mapa poderá também ajudar a prefeitura na conquista de recursos federais voltados à revitalização da estação ferroviária de cidade, localizada no bairro São Benedito. “Uma proposta neste sentido já foi encaminhada pela administração municipal ao Ministério do Turismo, e prevê a transformação da unidade em um espaço cultural com biblioteca digital, sala permanente de exposições, sala temporária de exposições, almoxarifado, cozinha; sala destinada a exibição de filmes, realização de espetáculos de dança e encenação de peças teatrais”, destaca.

Mapa do Turismo Brasileiro

O novo mapa mostra que o número de municípios inseridos cresceu este ano numa comparação com o exercício de 2016, passando de 2.175 para 3.285 cidades. Só no estado do Rio de Janeiro, 89 municípios foram incluídos, o que representou 18 cidades a mais do que no ano passado.

Este mapa faz parte do Plano Brasil + Turismo, cujo lançamento pelo Governo Federal ocorreu em 2017, e visa justamente aumentar os investimentos no setor em todo o território nacional. Este mapa é atualizado de dois em dois anos, e vai vigorar durante o exercício do próximo ano 2018.

Fazem do mapa a região das Agulhas Negras, que abrange os municípios de Itatiaia, Porto Real, Quatis e Resende. A região da Costa Verde, formada pelas cidades de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro. E o Vale do Café que envolve as cidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paty do Alferes, pinheiral, Piraí, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Deixe um Comentário