RESENDE
A Prefeitura promove neste domingo no bairro Cidade Alegria a primeira edição do Resende para Todos, evento que reúne em um só dia e local, serviços do projeto Novo Olhar, oferecendo exames oftalmológicos e óculos de graça, e o Mega Balcão de Direitos, que desenvolve ações de cidadania e prevenção de doenças, além de atividades de cultura e lazer para todas as idades. As atividades, todas gratuitas, serão realizadas no Ciep 489, situado a Tupis/Carajás, no período das 10 às 16 horas.
De acordo com os organizadores, além de cuidar da visão e de colocar sua documentação em dia, as pessoas que forem até o Ciep 489 também poderão usufruir de muitos outros serviços que serão disponibilizados pela Prefeitura, através dos projetos Mega Balcão de Direitos e + Esporte e Lazer. Entre eles estão o cadastramento de currículos, informações sobre emprego e sobre emissão de Carteira de Trabalho; serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e orientações sobre prevenção de doenças; atendimento de ouvidoria; e recreação para a criançada com minitênis, minibasquete e pingue pongue, além de uma animada aula de zumba, entre outras atrações.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz (PSD) lembra que a realização de ações nos fins de semana visa facilitar o acesso da população as ações sociais e programas da administração municipal. “A Prefeitura está empenhada na realização de diversas ações de assistência social, e essas atividades acontecem, em sua maioria, nos fins de semana, possibilitando à população que trabalha ter acesso a direitos e serviços básicos. Os eventos acontecem em bairros variados, e desta vez, na Cidade Alegria, esperamos um grande público”, explica o prefeito.
PROJETO NOVO OLHAR
Nesta terceira edição em Resende, o projeto Novo Olhar oferecerá neste domingo exames oftalmológicos e óculos de graça para pessoas com mais de 20 anos de idade, além de isenção de taxa para a retirada da segunda via dos seguintes documentos: carteira de identidade, certidão de nascimento, certidão de casamento e certidão de óbito, além de habilitação para casamento. O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Resende, a Secretaria de Estado de Assistência Social e a Fundação Leão XIII.
Para ter acesso aos serviços oftalmológicos os interessados precisam apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Além desses critérios, a coordenação do projeto alerta que não serão atendidos pessoas sem camisa ou que tenham ingerido bebida alcoólica. Já para ser beneficiado com a isenção de taxas para retirada da segunda via de documentos, não há nenhum critério específico e qualquer cidadão pode procurar os serviços.
Antes de passar pelo exame oftalmológico, as pessoas beneficiadas pelo projeto serão cadastradas para verificar o cumprimento dos pré-requisitos básicos e farão testes de glicose para verificar a taxa glicêmica e de acuidade visual. A seguir, elas passarão pelo auto refrator, equipamento computadorizado que indicará o grau do paciente, e logo depois pelo médico oftalmologista que avaliará o resultado do auto refrator e realizará um novo exame, emitindo a receita com o detalhamento dos óculos, que ficam prontos em cerca de 30 dias.